Notícias

Campinas ganha unidade paulista da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil

Compartilhar

Campinas passa a contar a partir do fim do mês com uma unidade da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil. A entidade, sem fins lucrativos com sede  em Belo Horizonte – MG, tem como objetivo promover a Educação, a Cultura e as Artes por meio do desenvolvimento de projetos sociais. 

A cidade paulista é a primeira do país a receber uma seccional da ALACB, que está em processo de expansão. A descentralização é necessária para que haja  atendimento às demandas com mais qualidade e foco nas necessidades locais. A previsão é de que até o ano que vem, além de São Paulo, pelo menos mais 2  estados passem a contar com unidades regionais. 
Fundada em 2016, a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil reúne escritores, artistas de diversos segmentos, educadores e personalidades que se  destacaram ao longo da vida em suas áreas.


A regional paulista é presidida pela professora Lílian Fernandes

A ALACB atua principalmente em comunidades carentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas diferenças sociais, priorizando crianças e adolescentes. Todo o trabalho tem sido realizado por voluntários.

A regional paulista é presidida pela professora Lílian Fernandes, membro imortal da ALACB e de diversas Academias nacionais, Doutora Honoris Causa em  Literatura, Embaixadora de Cultura pela Divine Académie, da França, integrante do Núcleo de Artes e Letras de Lisboa, em Portugal e Embaixadora da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. “Já temos vários trabalhos em andamento em São Paulo, como oficinas de produção literária,  publicações de livros coletivos, leituras compartilhadas e saraus”, explicou Lilian.

“Queremos expandir as atividades e possuímos um grande desafio: implantar uma biblioteca comunitária em cada cidade do Estado. A primeira será inaugurada em outubro aqui em Campinas, no Jardim Nova América. Contamos já com 1000 livros”, falou. A realização de palestras educativas e a criação da primeira Academia Mirim de Letras, Artes e Cultura do país, também estão entre os  projetos da presidente.


Fundada em 2016, a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil reúne escritores, artistas de diversos segmentos, educadores e personalidades que se  destacaram ao longo da vida em suas áreas. A ALACB atua principalmente em comunidades carentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas diferenças sociais, priorizando crianças e adolescentes. Todo o trabalho tem sido realizado por voluntários.


A regional paulista é presidida pela professora Lílian Fernandes, membro imortal da ALACB e de diversas Academias nacionais, Doutora Honoris Causa em  Literatura, Embaixadora de Cultura pela Divine Académie, da França, integrante do Núcleo de Artes e Letras de Lisboa, em Portugal e Embaixadora da Paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos.

“Já temos vários trabalhos em andamento em São Paulo, como oficinas de produção literária,  publicações de livros coletivos, leituras compartilhadas e saraus”, explicou Lilian. “Queremos expandir as atividades e possuímos um grande desafio: implantar uma biblioteca comunitária em cada cidade do Estado. A primeira será inaugurada em outubro aqui em Campinas, no Jardim Nova América. Contamos já com 1000 livros”, falou. A realização de palestras educativas e a criação da primeira Academia Mirim de Letras, Artes e Cultura do país, também estão entre os  projetos da presidente.

A seccional São Paulo da ALACB fica na Rua Arthur de Freitas Leitão, 897, no bairro Nova Campinas.

Deixe um comentário