Cultura

SESI Campinas Amoreiras apresenta espetáculo inédito do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Compartilhar

A montagem “Terra à vista, morte a prazo!” discute sobre os conflitos pela posse da terra que ocorrem em nosso país. As sessões acontecem durante o mês de novembro, com entrada gratuita.

O espetáculo Terra à vista, morte a prazo!, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SPquestiona: a quem deve pertencer a terra: a quem cuida e produz, ou a quem a herdou e nunca produziu? A peça acontece no SESI Campinas Amoreiras, nos dias  2, 3, 9 e 10 de novembro, às 20h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

O espetáculo lança um olhar sobre os conflitos pela posse de terra que ocorrem em nosso país, focando na relação do trabalhador rural com a terra e sua luta por um pedaço de chão para sua sobrevivência. A peça é inspirada nas obrasMorte e vida Severina, de João Cabral de Melo e no trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, que nos aproximam da vida dura dos nordestinos lavradores; enquanto a obra O Círculo de Giz Caucasiano, de Brecht, nos conduz à reflexão sobre o direito à propriedade.

A essência dos agricultores é apresentada por meio de danças populares como Coco, Cavalo Marinho, Maracatu Rural e dos ritmos e rimas dos desafios cantados por nossos artistas populares; revelando cantos, sonoridades e cores do nordeste desconhecido.

Sob direção de Inês Vianna, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Zona de Conflito.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 31 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Cena Livre 2018

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2018, o tema escolhido foiZona de Conflito, baseada em obras dramatúrgicas da literatura latino-americana.

O alinhamento dos temas do Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas, 2016, Mito e Realidade. e em 2017, Portas Abertas.

Ficha técnica

Direção: Inês Vianna | Texto: o grupo, trechos das obras “O Circulo de Giz Caucasiano” de Bertold Brecht e “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo | Criação, figurinos e adereços: o grupo | Iluminação: Christian Mello | Imagens de vídeo: Daniel de Almeida e Thiago Elias | Elenco: Bárbara Pizza, Bia Medeiros, Daniel Almeida, Hellen Magalhães, Isabelle Tolotto, Janaina Lemos, Juliana Almeida, Kadu Anjos, Kako Araújo, Marcos Mendes, Neusa Fernandes, Paula Santos, Paula Oliveira, Thaylanne Melo, Thiago Elias  e Tiago Ciurcio | Realização: NAC Campinas Amoreiras

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450, – (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP

Datas e horários: 2, 3, 9 e 10 de novembro, às 20h.

Capacidade: 361 lugares 8 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Modalidade: Adulto  

Gênero: Drama

Informações: 19 3772 4183/4184 ou cacampinas1@sesisp.org.br

Entrada gratuita

Deixe um comentário