Cultura

Grupo Ninho de Teatro, do Ceará, traz dois espetáculos no LUME; entrada gratuita

Compartilhar

O grupo Ninho de Teatro, importante coletivo cênico do Cariri (Ceará), que neste ano celebra uma década de trajetória, traz a Campinas, no LUME Teatro, os espetáculos “Poeira”, no dia 15, sábado, às 20h; e “Avental Todo Sujo de Ovo”, no domingo, 16, às 18h, ambos com entrada gratuita.

“Poeira” é uma homenagem aos mestres da tradição popular do Cariri. “O Cariri cearense, situado no extremo sul, é um território com expressiva presença ancestral de manifestações artísticas, que se mantêm vivas através da passagem de saberes-fazeres. “Poeira” nos conduz a terreiros e memórias ancestrais. É uma travessia. É um movimento de pertencimento ao nosso lugar-raiz”, contextualiza a direção do espetáculo.

A montagem é resultado do projeto de pesquisa “Memórias de Mestres – a mímesis corpórea dos mestres da tradição popular do Cariri”, aprovado no Laboratório de Teatro 2014, do Porto Iracema das Artes – escola de Formação e Criação do Ceará, que teve orientação dos atores do LUME Teatro (SP), Jesser de Souza e Carlos Simioni; e oficina de dramaturgia da cena com Miguel Rubio Zapata – Yuyachkani, do Peru, e de voz com Ernani Malleta (MG).

Avental Todo Sujo de Ovo

O drama familiar e seus sentimentos são retratados na peça “Avental Todo Sujo de Ovo”. Com duração de 60 minutos, o dramaturgo cearense Marcos Barbosa traz à cena a dura convivência de uma relação familiar com suas limitações e inverdades. 

O espetáculo convida o público para uma visita à casa de Alzira e Antero, um casal que convive há 19 anos junto à comadre Noélia. O enredo muda a partir da inesperada visita de Indienne Du Bois.

Serviço

Espetáculo “Poeira”
Quando: 15 de dezembro, sábado, às 20h.
Onde: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo).
Classificação etária: 18 anos.
Duração: 90 minutos.
Entrada gratuita.

Link do vídeo do espetáculo:

Espetáculo “Avental Todo Sujo de Ovo”  

Quando: 16 de dezembro, domingo, às 18h.
Onde: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel –  Barão Geraldo).
Capacidade: 70 lugares.
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 60 minutos.
Entrada gratuita.

Link de vídeo do espetáculo: 

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário