Notícias

“Manejo de fragmentos florestais degradados” é tema de livro

Compartilhar

Texto: Assessoria de Comunicação

A Fundação José Pedro de Oliveira em conjunto com a The Nature Conservancy lança nesta sexta-feira, 15 de março, o livro “Manejo de fragmentos florestais degradados”. A publicação é resultado de um trabalho desenvolvido a partir de uma série de debates realizados com especialistas de diversas instituições que tratam da restauração e conservação de remanescentes de Mata Atlântica.

O lançamento será feito durante o IV Seminário de Manejo de Fragmentos Degradados. O evento terá início às 8h30 e acontecerá na sede da Fundação. A programação segue durante todo o dia, com palestras relativas ao tema.

“Este livro é uma ferramenta importante de planejamento e gestão não só para a Arie Mata de Santa Genebra, mas também para áreas protegidas como um todo. Ele contribuirá para o direcionamento e o aprimoramento da tomada de decisões dos órgãos gestores, sejam estes públicos, privados ou do terceiro setor, visando a melhoria da qualidade ambiental dos fragmentos florestais, bem como das estratégias de conservação”, explicou Sabrina Martins, diretora do Departamento Técnico Científico da Fundação José Pedro de Oliveira.

Segundo Laís Assis, bióloga da FJPO, o livro também busca trazer subsídios para uma gestão mais efetiva das áreas protegidas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o manejo e a conservação dos fragmentos florestais.

A elaboração do livro teve início em 2013 e contou com a participação de especialistas de diversas instituições que trabalham com restauração e preservação de fragmentos florestais. A publicação representa a primeira tentativa de reunir as diferentes iniciativas e experiências sobre o tema.

O livro está dividido em seis capítulos: 1 – Aspectos legais do manejo de fragmentos florestais para conservação e restauração; 2 – Fragmentação de habitat; 3 – Diagnóstico de fragmentos florestais degradados como subsídio para manejo adaptativo: proposta de avaliação ecológica rápida para a floresta estacional semidecidual; 4 – Conservação de trepadeiras no contexto de restauração de fragmentos florestais degradados; 5 – Métodos de manejo de fragmentos florestais: revisão da literatura e proposta para orientar a prática; e 6 – Monitoramento ecológico de fragmentos florestais: uma proposta inicial de protocolo.

Os 200 exemplares, custeados pela The Nature Conservancy, serão distribuídos durante o lançamento do livro para os autores e instituições que atuam na temática da publicação.

Para o presidente da FJPO, Sinval Durigon, “com o lançamento dessa publicação inédita, a Fundação José Pedro de Oliveira está dando um importante passo na difusão de conhecimento e no fomento à pesquisa aplicada, contribuindo com a conservação das florestas.”

IV Seminário Manejo de Fragmentos Florestais Degradados

Nesta sexta-feira, 15, das 8h30 às 17h, acontece o IV Seminário de Manejo de Fragmentos Florestais Degradados. O evento vai reunir pesquisadores e estudiosos de diversas instituições que trabalham o tema.

Às 9h30, Cinthia Montibeller, da LERF/Esalq, falará sobre “Bordas florestais com hiperabundância de trepadeiras inseridas em matriz agrícola: estrutura, composição e manejo”.

Na sequência, às 10h10, o tema “Trajetória de regeneração em fragmento de Floreta Estacional Semidecidual degradado submetido ao corte de trepadeiras e a plantios de restauração ecológica” será conduzido por Laís Santos de Assis, da Fundação José Pedro de Oliveira.

A última palestra da manhã será das 11h às 11h50. Mayara de Oliveira Biliati, membro do Gepem, da Lastrop/Esalq.

Para o período da tarde, está programado o debate sobre os próximos passos e as novas áreas de pesquisa que poderão ser desenvolvidas, dando continuidade ao trabalho compilado no livro.

O evento será encerrado por volta das 17 horas.

Serviço

IV Seminário de Manejo de Fragmentos Florestais Degradados e lançamento do livro “ Manejo de Fragmentos Florestais Degradados”

Data: 15 de março, sexta-feira

Horário do Seminário: das 8h30 às 17h/ Lançamento do livro: 9h

Local: Fundação José Pedro de Oliveira (Rua Mata Atlântica, s/n; Bosque de Barão – Barão Geraldo.

Deixe um comentário