Cultura

Pianista de Recife que renovou o jazz brasileiro se apresenta no Instituto CPFL

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

O pianista Amaro Freitas apresenta neste sábado, 13, o concerto “O novo se formando” no programa Música Contemporânea do Instituto CPFL, às 20h em Campinas. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 19h.

A apresentação é parte da série “A beleza salvará o mundo”, com a curadoria de João Marcos Coelho e Thais Nicolau. O repertório conta com músicas de Dominguinhos, Tom Jobim, Moacir Santos e outras de autoria própria como Dona Eni, Malakoff, A outra face e Afrocatu.

Nascido em 1991, em Recife, Amaro Freitas é reconhecido como um pianista que renovou o jazz brasileiro. É graduado em produção fonográfica e trilha carreira como pianista, compositor, arranjador e diretor musical. Através da música instrumental, ocupou espaços como Paço do Frevo (PE), Sesc Pompéia e Auditório Ibirapuera (SP), Usina Del Arte (Buenos Aires), Casa da Música (Porto), Ronnie Scott’s (Londres), entre outros.

Foi vencedor do prêmio MIMO instrumental em 2016 e já se apresentou em importantes festivais de jazz, como Buenos Aires Jazz Festival, Festival Conexiones de Barcelona, Rio das Ostras Jazz e Blues, no Rio, e Jurerê Jazz em Santa Catarina. Freitas também participou de discos importantes, como do também pernambucano Lenine “Em trânsito”, de 2018.

Segundo João Marcos Coelho, curador da série, Amaro descarta o uso fácil dos ritmos empolgantes de sua Recife natal. Ele conhece tudo de maracatu, frevo, baião e coco, mas estas matrizes tão conhecidas são apenas substrato para um músico que restitui o piano à sua mais autêntica vocação: a de ser um instrumento de percussão.

Acontece também…

A exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL em Campinas, a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente até 29 de junho. 

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h, de quarta a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. 

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário