Gastronomia

Dicas de vinhos para acompanhar a gastronomia típica da Páscoa

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

Vinhos com a gastronomia típica da Páscoa: difícil imaginar uma combinação tão atraente! Para acertar no serviço e fazer bonito nas celebrações da data.

Com bacalhau:

Para acompanhar o bacalhau, a indicação do especialista são os brancos do estilo Albariño (na Espanha) e Alvarinho (Portugal). Geralmente são vinhos com boa estrutura, perfumados e delicados, com notas aromáticas de pêssego, limão, maracujá, lichia, casca de laranja, jasmim, flor de laranjeira e erva-cidreira. “A acidez característica da bebida contrabalanceia bem com a gordura do azeite, muito comum neste prato”, ressalta Dian.

Quem prefere os tintos, também há possibilidades de combinar para a comemoração. Neste caso, Dian sugere os portugueses mais leves ou Pinot Noir com boa acidez para que o sabor do vinho não se sobressaia ao do peixe.

Com ovos de chocolate:

A indicação do vinho do Porto é quase que obrigatória. Ele pode ser servido em uma tacinha antes da refeição como aperitivo, bem como acompanhar o chocolate na sobremesa.

Mas André faz uma ressalva valiosa: “o porto branco, que é clarinho e licoroso, vai extremamente bem com chocolate branco e os zero lactose. É um vinho raro, mas temos disponível nas lojas. Servido resfriado, recém-retirado da geladeira, apresenta um sabor de amêndoas memorável junto com o chocolate”, garante o sommelier.

Com colomba pascoal:

O acompanhamento mais indicado para as colombas pascoal são os vinhos do tipo “late Harvest”. Caracterizados pela colheita tardia, essa bebida reserva alta concentração de açúcar provocada pela desidratação da fruta ainda no pé. O sumo da uva é denso e o volume menor. “Precisa de muito mais uvas do que os outros vinhos, o que acaba encarecendo o vinho”, observa Dian. Ele complementa: “se quiser variar com o vinho do porto, o late Harvest harmoniza com chocolate branco e sem lactose também”, pontua.

As dicas de harmonização da bebida com bacalhau, ovos de chocolate e colombas pascoal são da Grand Cru Campinas, que tem lojas na Alameda do Parque D. Pedro Shopping e no Cambuí, . Para a ocasião, o sócio André Dian recomenda rótulos espanhóis e portugueses.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário