Notícias

Inscrições para o Desafio Unicamp terminam dia 4 de maio

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

O Desafio Unicamp é uma competição de modelagem de negócios organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que oferece experiência e incentiva a criação de empresas a partir de patentes e programas de computador protegidos pela Unicamp. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 4 de maio. Qualquer pessoa ligada ou interessada no empreendedorismo pode participar.

Um dos diferenciais do programa é que ele não se restringe ao público interno da Unicamp, conforme explica o diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi. “O Desafio Unicamp é um dos programas mais alinhados à missão da Inova de fomentar o empreendedorismo baseado em inovação como opção de carreira, voltado a um público tanto interno quanto externo”.

Premiação do Desafio Unicamp 2018 – foto: divulgação

O Desafio Unicamp também não distingue participantes, portanto alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, empreendedores ou aspirantes do empreendedorismo de todo Brasil podem participar.

Entre os vários benefícios de participar do programa, os participantes serão capacitados em metodologias de modelagem de negócios com base nas tecnologias patenteadas, colocando na prática os conceitos e com o adicional de que a equipe vencedora da competição receberá vários prêmios, como: R$ 3 mil para cada integrante da equipe; Formação Green Belt para cada integrante, sem custos adicionais, pela FM2S; um troféu para cada integrante e Certificado de participação como finalista para cada integrante.

Segundo o diretor-executivo da Inova, a competição também já impulsionou a criação de novas startups, como a Rubian, que surgiu como equipe Midas na edição de 2014 do Desafio Unicamp com dois integrantes da equipe mais seu mentor de negócios. “A Rubian é um exemplo do sucesso do Desafio Unicamp, pois é uma equipe multidisciplinar que venceu a competição e foi além: aproveitou a capacitação para tirar a ideia do papel, usar os aprendizados e começar uma startup baseada na tecnologia usada durante a competição. Esse retorno é muito importante para nós porque indica que estamos caminhando na direção certa com o Desafio Unicamp”, destaca Frateschi.

Hoje a Rubian, que também se graduou como empresa de saúde e bem-estar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), desenvolve pesquisas de produtos e serviços para a obtenção de extratos vegetais de alta qualidade, utilizando-se de processos inovadores e sustentáveis, como o uso da tecnologia de CO₂ supercrítico.

Tradicionalmente, o Desafio Unicamp apresentava como base para os modelos de negócios as tecnologias da Unicamp. Porém, nesta edição a competição traz como novidade três tecnologias do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), novo parceiro e patrocinador do Desafio.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social de Turismo de Campinas, que tem realizado ações de incentivo ao empreendedorismo, destaca o Desafio Unicamp como uma importante ação de fomento para o setor.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário compor uma equipe de 3 a 5 pessoas, sendo que times multidisciplinares, com pessoas de cursos e atuações diferentes, ganharão pontos. As inscrições estão abertas gratuitamente no site oficial da competição – www.inova.unicamp.br/desafio

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário