Cultura

Sesi Campinas Amoreiras recebe mostra de música erudita

Compartilhar

O SESI Campinas Amoreiras recebe o TriOupe, Karin Fernandes, e Juliana Starling, Soledad Yaya e Sandro Bodilom em mais uma mostra de música erudita. Os concertos são nos dias 29 e 30 de agosto, quinta e sexta-feira às 20h e 31 de agosto, sábado, às 19h30h, (com abertura da Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP de Indaiatuba). Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI.

São 45 apresentações gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma conta com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero, traçando também paralelos com a história da música.

Participam 19 grupos renomados, como o Duo Auleum, que apresenta composições de Johann Christian Bach. A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar a interferência do popular no “intocável” erudito, enquanto os concertos de Viagem Através da Música levam os espectadores a um passeio sonoro e visual.

Os musicistas passam ainda pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó. Exploram a importância de Strauss e Mozart, gênios austríacos do século XIX. A excentricidade do som produzido por Astor Piazzolla também é carregada na bagagem cultural da série.

Música Antiga: o início de tudo transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV. Autores renascentistas e a sonoridade hispânica surgem para expandir os horizontes do espectador, em relação à música erudita e suas fases ao longo do tempo.


TriOupe – Ars de Pulsatione
29 de agosto, quinta, 20h00

O TriOupe traz para o público uma viagem musical diversificada e dinâmica, inspirada nas caravanas que reuniam atores, músicos e poetas, mostrando os diversos históricos pertencentes à família do violão. O grupo, formado por Dagma Eid, Ananda Roda e Ivan Oliveira, explora autores renascentistas e barrocos de músicas de câmara dos séculos XV e XVll.

Explorando as formações em solo, duo e trio, os artistas trazem ao palco um toque pessoal e sua concepção musical concebida nos estilos musicais vigentes na época.
Série: Música Antiga: o início de tudo, 60 min. 
Vihuela, guitarra barroca e teorba: Dagma Eid | Alaúde: Ananda Roda | Teorba e alaúde: Ivan Oliveira 

Karin Fernandes – Do Acorde ao Cluster
30 de agosto, sexta, 20h

Karin Fernandes cruza fronteiras de tempo e nação, explora a sonoridade maleável da música nos séculos XX e XXI. Uma viagem entre o pioneirismo do brasileiro Heitor Villa-Lobos, dando ênfase também à pluralidade da finlandesa Kaija Saariaho. 

A premiada pianista inicia o concerto com obras de Villa-Lobos, que contam histórias regionais do país, como a Lenda do Caboclo. Karin passa pela influência de Marisa Rezende, também explora a leveza e sublimidade musical de Kaija Saariaho em contraste com o folclore irlandês de Henry Cowell. Finaliza retornando às raízes latinas de Alberto Ginastera em Danzas Argentinas. 
Série: Viagem através da música, 60 min. 
Piano: Karin Fernandes 

Juliana Starling, Soledad Yaya e Sandro Bodilon – Recordas
31 de agosto, sábado, 19h30min

Abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP de Indaiatuba. Composições brasileiras e argentinas, além de poesias de ambos os países, são enaltecidas em concerto. 
Lembranças do passado vem à tona em Recordas: sejam elas de amores, tempos, lugares e sentimentos, de acordo com a proposta do concerto da soprano Juliana Starling, da harpista Soledad Yaya e do declamador Sandro Bodilon. 

Interessados em difundir a arte brasileira e a feita na Argentina, o trio se une para apresentar um repertório de canções e poesias de compositores nativos de ambos países. Obras de poetisas como Cecília Meireles e Hilda Hilst, além de peças do compositor Heitor Villa-Lobos são destacadas nessa apresentação. 
Série: Villa-Lobos e a música brasileira, 60 min. 
Soprano: Juliana Starling | Declamador: Sandro Bodilon | Harpa: Soledad Yaya 

Serviço
IV Mostra SESI-SP de Música Erudita
SESI Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, – (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP
29 e 30 de agosto, quinta e sexta, às 20h, 31 de agosto, sábado, às 19h30

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário