DestaquesNotícias

Incêndio provocado por balão ameaça Mata Santa Genebra

Compartilhar

O período seco, aliado à imprudência e irresponsabilidade, representa sempre uma ameaça para a Mata Santa Genebra. No fim de semana a queda de um balão provocou fogo próximo à Mata e foi necessário um intenso trabalho da Brigada de Incêndio da FJPO (Fundação José Pedro de Oliveira).

Por volta das 19h no sábado, dia 7 de setembro, a Brigada da FJPO foi acionada e só depois de quatro horas conseguiu controlar o fogo com a ajuda da Defesa Civil de Campinas.

O incêndio atingiu uma área de 10 hectares do Fragmento D, uma área de APP (Área de Preservação Permanente) tombada pelo município de Campinas como patrimônio natural, localizada atrás do Atacadão e da Ceasa, a menos de um quilômetro da Mata Santa Genebra.

“O Fragmento D serve de refúgio para a fauna silvestre, como a onça parda, por exemplo. Além de combater o fogo nesta área, o importante era controlar o fogo para que não atingisse a mata principal”, explica Gilcimar Santana, chefe da Brigada da FJPO.

Gilcimar reforça a necessidade da conscientização para não soltar balões, que além de ser um ato irresponsável é um crime ambiental, previsto pela Lei Federal número 9.605/98, com pena de um a três anos de detenção e/ou multa por balão apreendido para quem fabricar, vender, transportar ou soltar.

Os balões podem causar sérios danos para a população, incêndios em matas e florestas, provocando a destruição do habitat dos animais e o desparecimento de espécies vegetais ameaçadas de extinção. O fogo causa ainda o aumento do percentual de dióxido de carbono na atmosfera e sua influência no efeito estufa.

No domingo, houve um novo foco de incêndio no Fragmento D, que foi novamente controlado pela Brigada de Incêndio da FJPO, atingindo uma área de dois hectares. Para Edson Leite, membro da Brigada, não foi possível apontar com exatidão o que provocou o fogo. A Fundação José Pedro de Oliveira acionou a Polícia Ambiental para que os responsáveis pelos incêndios sejam identificados e assim tomadas as medidas penais cabíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa

O

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário