Cultura

Revirada Cultural movimenta a cidade neste fim de semana

Compartilhar

Que tal se desligar da correria do dia a dia e experimentar uma agenda de fazeres de forma diferente, criativa e divertida? É só ficar ligado: sábado e domingo próximos, 14 e 15 de setembro, a cidade recebe a Revirada Cultural 2019. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Campinas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Agência Metropolitana de Campinas.

Dança, teatro, música, artes visuais, oficinas culturais, contação de histórias e até mesmo uma espiadinha no céu está valendo nessa programação diversificada. A Revirada terá atrações em sete pontos: Espaço Cultural Maria Monteiro, Concha Acústica, CEU Esperança, Observatório Municipal Jean Nicolini, Praça da Concórdia, Praça da Juventude e Parque Dom Bosco.

Sábado

No sábado, na Concha Acústica, às 18h, a Sinfônica de Campinas faz concerto especial com obras do compositor campineiro Carlos Gomes. Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, e participação dos cantores Ludmilla Bauerfeldt (soprano) e Vinicius Atique (barítono), serão, ainda, anunciados os vencedores do XII Concurso Estímulo para Cantores Líricos. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Campinas.

O sábado será movimentado também no Espaço Cultural Maria Monteiro. De 8h às 20h, o público poderá participar de oficinas de grafite, karatê, capoeira, pintura em tecido, entre outras, e conferir várias atrações artísticas, com participações de Andréia Preta, Tom Riscarolli, Pedrovisk, DJ Alessandra Pagu, grupo Forró do Bom, Portal do Poeta, e dança do ventre com o grupo Esther.

O espaço terá também praça de alimentação com barracas de pastel, lanches de pernil, tapioca, e bebidas.

No sábado, na Praça da Concórdia, às 14h, o cantor sertanejo Mateus Nantes abre a programação do espaço, que terá, ainda, shows do grupo de rapo “A Família”, com participações do cantor Cortella e do grupo 220; da cantora Marília Correia e do Reggae Spirit, liderado por Doc Miranda.

Sob a direção do compositor e arranjador Guilherme Ribeiro, a Orquestra Anelo se apresenta no CEU Esperança, no sábado, às 14h. Formada por alunos, professores e colaboradores do Instituto Anelo, foi formada em 2018 como mais uma atividade dedicada ao desenvolvimento de repertório, tendo a música brasileira e o jazz norte-americano como referência estética. Sua formação deriva de uma tradicional big band de jazz, com instrumentos da sessão rítmica, de sessão de sopros, além de acordeon e flauta transversal. No repertório, obras de Egberto Gismonti, Josimar Prince, Sidiel Vieira, Guilherme Ribeiro, Duke Ellington.

Domingo

A cantora Ilcéi Mirian, sambista das mais expressivas da cidade, estará no palco da Praça da Juventude, no Ouro Verde, no domingo, às 18h, com clássicos de Cartola, Monarco, Paulinho da Viola, entre outros bambas.

No Parque Dom Bosco, o domingo será movimentado com o coletivo Rap Campinas, Forró do Bom, show com a dupla Larissa & Allan, entre outras atrações.

Sábado e domingo

A banda campineira “A Preta que Habito” se apresenta no CEU Esperança, no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h30, na Praça Dom Bosco.  Formada pela instrumentistas Giovanna Machado e Monique Caetano, interpretam do rap ao samba, do funk ao folk, em uma mistura de sons que cantam temáticas envolvendo, também, questões sociais quanto os ritmos diferentes que tocam.

Para os que gostam de apreciar os mistérios desse universo tão fascinante, o Observatório Jean Nicolini, que já abre aos domingos, estará excepcionalmente recebendo o público neste sábado, das 17h às 21h. Além de observar pelo telescópio as Estrelas e Planetas, o visitante receberá explicações curiosas da equipe de astrônomos. 

Durante a Revirada, os postos terão um espaço dedicado ao Microfone Aberto, quando o público poderá apresentar sua criatividade em forma de canções, poemas,  ou outras intervenções artísticas.

Acompanhe a programação:

Onde: Concha Acústica (Parque Taquaral)

Quando: sábado, 14 de setembro, 18h

Concerto da Sinfônica de Campinas

Onde: Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n. Vila Padre Anchieta)

Quando: sábado, 14 de setembro

8h – Ginástica adaptada para a Terceira Idade – vôlei (professor Saga)

9h às 11h – Karatê –  aula aberta (professor Renato)

11hàs 12h – Capoeira – Cordão de Ouro (Mestre Teo)

Oficina de pintura em tecido – Clube de mães  (professora Dalva)

Oficina de crochê – Clube de mães (professora Leila)

Oficina de grafite Muro – fazendo arte – com Pedrovisk e Emerson

Contação de histórias com Dalva, do Portal dos Poetas

14h – Tom Riscarolli

15h30 – Dança do ventre – Grupo Esther (Professora Andrea)

16h – Grupo de dança – Simone Bosco

16h30 – Cantor de rap – Pedrovisk

18h – DJ Alessandra Pagu

19h – Forró do Bom

20h –  Andréia Preta

Onde: Praça da Concórdia (Campo Grande)

Quando: sábado, 14 de setembro

14h – Microfone aberto para atrações do bairro

16h – Cantor sertanejo Mateus Nantes

17h – Grupo de rap “A Família” com participações do cantor Cortella e do grupo 220

18h30 – Cantora Marília Correa

20h – Grupo Reggae Spirit

Onde: CEU Esperança (Rua Demerval da S. Pereira, s/n. Vila Esperança)

Quando: sábado, 14 de setembro

9h – Apresentação de balé. Grupo Arnea

10h – Projeto social Taekondo Vida Nova

11h – Microfone aberto

14h – Orquestra Anelo

15h – Coletivo Rap Campinas

17h30 – Microfone aberto

20h – Show da banda A Preta que Habito

21h às 22h – Show da banda de pagode Brilho Supremo

Onde: Praça da Juventude (Conjunto Habitacional Chico Mendes. DIC V. Ouro Verde)

Quando: domingo, 15 de setembro

14h – Samba na Praça

18h – cantora Ilcéi Mirian

Onde: Parque Dom Bosco (Rua Com. Emílio Pieri, 221. Conjunto Habitacional Vida Nova)

Quando: domingo, 15 de setembro

10h às 12h – Teatro da Escola Maria Helena

12h às 13 – Microfone aberto

13h – Coletivo Rap Campinas

16h30 – Microfone aberto

18h – Forró do Bom

19h30 – Show da banda A Preta que Habito

21h – Larissa & Allan

Onde: Observatório Jean Nicolini (Monte Urânia – Serra das Cabras. Distrito Joaquim Egídio)

Quando: sábado e domingo, das 17h às 21h

Ingressos:R$ 10 e R$ 5

Deixe um comentário