DestaquesNotícias

10ª Semana da Educação de Campinas acontece de 16 a 23 de setembro

Compartilhar

A programação inclui 26 atividades gratuitas e abertas ao público que pretendem mobilizar a sociedade para discutir sobre os desafios da educação

“10 anos colocando a educação em pauta”. Este é o slogan da 10ª Semana da Educação de Campinas, que acontece de 16 a 23 de setembro com 26 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Em sua edição que comemora uma década de mobilização da sociedade para a discussão dos principais temas relacionados à educação, serão oito dias dedicados a ações como hackathon, oficinas, festival de inovação e palestras.

Para planejar e coordenar a 10ª Semana da Educação, foi criado um Comitê de Governança composto por integrantes que pensam a educação de Campinas, entre eles: a Fundação FEAC, Fundação Educar, UNICAMP, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Além disso, para a realização desta edição, a Semana da Educação de Campinas conta com 32 parceiros institucionais e apoiadores, que irão participar de diversas formas das atividades propostas para a Semana. Empresas de comunicação também apoiam a iniciativa por meio da divulgação da campanha publicitária.

Desafios

A 10ª Semana da Educação de Campinas pretende chamar a atenção para desafios elencados pelo Comitê de Governança que precisam avançar nos próximos 10 anos:  acesso à educação infantil com qualidade na condição de oferta; garantir a alfabetização na idade certa; reduzir a evasão escolar no Ensino Médio; implementação de tecnologias e metodologias ativas e valorização da carreira docente.

 A iniciativa visa colocar a educação como prioridade na agenda pública do município de Campinas e tem como proposta que os diversos atores da sociedade civil tenham a oportunidade de se engajar com a causa, compreendendo a educação como direito social, fundamental e central no desenvolvimento humano e da sociedade.

Programação

A 10ª Semana da Educação será aberta no dia 16 de setembro com o “15º Encontro Educação e Participação – Criatividade e Transformação: iniciativas que promovem o aprendizado”, com a presença dos professores Fábio Machado e Flávia Costa, vencedores do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. A mediação será feita por Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare e a participação da jovem protagonista, Rafaela Obrownick. O evento acontece no Instituto CPFL, das 8h30 às 11h30.

Na terça, dia 17 de setembro, é dia dos grêmios estudantis de escolas públicas de Campinas se encontrarem no “Fala Jovem” e “Semeando Atitudes”, que acontece na Expo Dom Pedro das 9h às 12h e das 14h às 17h. O objetivo da atividade é fortalecer a atuação dos grêmios estudantis.
Quarta-feira, dia 18 de setembro, acontece durante todo o dia, na Expo Dom Pedro, o “Evidências das Práticas na Educação Infantil”, um seminário que reunirá Organizações da Sociedade Civil com o objetivo de compartilhar práticas educativas que apresentaram resultados expressivos no desenvolvimento infantil.

Dia 19 de setembro, quinta-feira, acontece o “Festival de Inovação na Educação”, que tem como objetivo divulgar tecnologias e metodologias que possam enriquecer as abordagens pedagógicas. Serão oferecidos 11 workshops, oficinas e outras ações durante todo o dia. A abertura terá Maria Inês Fini, que abordará o tema “Inovação é a única saída para a educação do Brasil”. Acontece das 9h30 às 17h, na Expo Dom Pedro.

No dia 19 ainda tem CinemAqui, com a exibição do filme “Longe da Árvore”, seguido de bate-papo com Amara Moira, travesti e feminista, doutora em Teoria Crítica Literária pela Unicamp e autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (hoo editora, 2016) . Será no teatro da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi às 18h30.

Sexta, dia 20, é dia de Conecta Educação Especial, com o tema “Como garantir o direito de acesso a uma creche de qualidade”, que irá discutir a situação das cerca de 7 mil crianças que estão fora da creche em Campinas. Participarão representantes da Unicamp, Secretaria Municipal de Educação e Promotoria da Infância e Juventude de Campinas. Acontece na Fundação FEAC, das 8h30 às 12h.

No sábado é dia de Hackathon sobre “Como resolver os desafios da educação?”. Será uma maratona de 12 horas de trabalho onde os participantes, divididos em grupos, irão pensar e discutir sobre os desafios e soluções possíveis no cenário educacional. Acontece na Weme, das 8h às 20h. O objetivo é reunir pessoas de diversas áreas em uma imersão para criar soluções que contribuam para o avanço da qualidade da educação em Campinas.

No dia 21 acontece também o Mutirão Voluntário (MUVO) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Sylvia Simões Magro. Os voluntários irão trabalhar para a criação de um ambiente que incentive a alfabetização.

O encerramento da 10ª Semana da Educação acontece na noite do dia 23 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Teatro Iguatemi Campinas, com palestra do filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro sobre “O papel da escola na construção de uma sociedade democrática”.
Semana da Educação

A Semana da Educação é um projeto do programa Educação, da Fundação FEAC que pretende mobilizar a sociedade para o debate sobre os diversos temas da educação e que os mesmos resultem em ações que contribuam para uma educação pública cada vez melhor em Campinas.

 A realização da 10ª Semana da Educação é da Fundação FEAC por meio do programa Educação; Fundação Educar DPaschoal; Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Campinas. O evento tem patrocínio master do Iguatemi Campinas e patrocínio da Fundação John Deere e Expor Dom Pedro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário