Cultura

ACESA Cultura Rural terá exposição de Adélio Sarro dia 21/09

Compartilhar

Além do show de Renato Teixeira e Oswaldo Montenegro e muitas outras atrações, o artista plástico Adélio Sarro contempla os visitantes com trabalhos de temática rural e, traz em específico, uma obra especial destinada para deficientes visuais

A Mostra ACESA Cultura Rural que acontece dia 21 de setembro, sábado, a partir das 16 horas, terá como uma das atrações a exposição do artista plástico Adélio Sarro, com obras que retratam a vida rural, em seus aspectos mais poéticos. A simplicidade explícita de seus personagens poeticamente colocados sob o prisma da pureza, característica dos homens do campo, contrastam com suas cores pujantes e determinadas. Sob sua apurada técnica, colheitas de cana, feiras ao ar livre, crianças com animais de fazenda e casais de namorados encabulados conquistam a simpatia da grande maioria dos colecionadores.

A Mostra é um projeto com realização do Governo do Estado de São Paulo, apoio da ACESA Capuava – que atende pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez – e patrocínio da Myralis.

Sobre Adélio Sarro

A inocência, presente nas obras de Sarro, retrata a realidade do interior e da vida campestre; e o cotidiano recheado de rusticidade gera poesia por suas mãos. Vindo do interior do estado de São Paulo, Sarro traz em sua origem traços desta simplicidade, pois embora seja nome de destaque internacional e reconhecido nos quatro cantos do mundo, o artista mantém em sua personalidade a humildade do homem do campo, apresentando sem afetação o grande relato de suas incríveis vitórias e experiências no exterior.

“Das obras que serão apresentadas, uma delas, da série denominada Acessibilidade, chama a atenção, pois privilegia os deficientes visuais em um trabalho primoroso”, conta Fernanda Teixeira, presidente da ACESA Capuava. Este trabalho faz parte de uma série já apresentada em Berlim e visitada por milhares de pessoas. As obras possuem sua descrição em braile e a pessoas podem “sentir” o quadro todo pelo toque.

Detalhista, o artista fez questão que as cores fossem identificadas, e pelo tato das várias texturas do trabalho o deficiente visual lê, em braile, esta composição, conseguindo desta forma visualizar em sua mente o trabalho todo.  Emocionante para eles e gratificante para o artista, que conseguiu desenvolver por meio de esmerado estudo e muito trabalho, obras visando unicamente o bem-estar de seu próximo.

Polivalente, o artista também produz esculturas e monumentos, com obras de grande porte espalhadas em mais de 300 pontos do Brasil e outras mais no exterior. As esculturas que compõem a Via Crúcis, da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, levam sua assinatura, deixando um rastro de beleza no Sagrado Santuário. Na Mostra ACESA Cultura Rural, Sarro apresenta uma escultura de dois metros de altura, em uma belíssima composição de um casal e uma criança que levanta uma ave nas mãos.  Com o título “Liberdade”, a escultura produzida em fibra de vidro estará na entrada dos visitantes, democratizando cada vez mais a arte e a cultura acessível ao povo.

Sobre a Mostra ACESA: Cultura Rural

O evento tem início às 16 horas com várias intervenções culturais. A casa modernista de Flávio de Carvalho será aberta para receber uma exposição de arte com obras do artista e de Adélio Sarro e, também, com trabalhos das crianças desenvolvidos nas oficinas culturais. O artista plástico Rogério Pedro fará uma intervenção artística, utilizando a arte urbana para fazer um enorme painel na parede externa da sede da entidade, homenageando a cultura rural. Acontecerá, também, oficinas de réplicas das obras de artes expostas sendo organizada prioritariamente para as crianças de até 14 anos.

No início da noite, iniciam as apresentações musicais. No jardim da Fazenda, logo em frente da casa, será montado um palco para apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Valinhos e, também, do show “A emoção de um encontro” de Renato Teixeira e Oswaldo Montenegro. “O público vai poder assistir aos dois poetas cantando versos um do outro, se irmanando em clássicos como Bandolins, Tocando em Frente, A Lista, Romaria e tantos outros. Um espetáculo imperdível”, conta a presidente.

A Mostra ACESA Cultura Rural contará ainda com praça de alimentação com Food Trucks e barracas de alimentos e bebidas.

Serviço
Fazenda Capuava- Rodovia Flavio de Carvalho s/n. Valinhos – SP
21 de setembro de 2019, às 16 horas.
Site para aquisição dos convites: www.acesacapuavastore.org.br
Convites a preço popular – R$ 30,00
Convites Meia – R$ 15,00 : Estudantes, Professores, Jovens  de  15  a  29  anos  de  idade  de  baixa  renda,  inscritos  no CadastroÚnico  para Programas Sociais do Governo Federal, professores e Melhor idade acima de 60 anos.
Convites Cortesias: Pessoas com deficiências e crianças até 14 anos acompanhado dos pais e/ou responsáveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário