Cultura

Mostra de Cinema Chinês do Cine CPFL exibe filme consagrado no Festival de Berlim

Compartilhar

Consagrado no Festival de Berlim, onde venceu o prêmio de melhor primeiro filme e o prêmio da crítica, “Um Elefante Sentado Quieto” (“Da Xiang Xi Di Er Zuo”, China, 2018, 230 min, 14 anos) acompanha quatro pessoas – três jovens e um idoso – em crise com o mundo à sua volta, rejeitadas por seus familiares, desencantadas e errantes em busca de algum sentido para o que não parece ter nenhum.

A obra, que conquistou outros nove prêmios em eventos internacionais, é uma das atrações desta semana da 2ª Mostra de Cinema Chinês, que está em cartaz no Instituto CPFL, em Campinas (SP). O longa-metragem ganhou projeção no dia 18/09.

No dia 19/09 a 2ª Mostra de Cinema Chinês exibiu “O Mestre das Máscaras” (“Bian Lian”, China/Hong Kong, 1996, 100 min, livre). No enredo do filme, um mestre de máscaras da província de Sichuan precisa de um aprendiz, que compra em um mercado ilegal de meninos. No entanto, ele vai descobrir que seu novo discípulo é uma garota – e a tradição dita que não se pode passar sua arte para alguém do sexo feminino.

“O Mestre das Máscaras” conquistou os prêmios de melhor direção e de melhor ator no Festival de Tóquio, além de outras 31 premiações em eventos internacionais.

No mesmo dia foi exibido “Longa Jornada Noite Adentro”, (Di Qiu Zui Hou de Ye Wan”, China/França, 2018, 140 min, 12 anos), que acompanha Luo Hongwu no retorno à sua cidade natal, de onde havia fugido havia vários anos. Começa, então, sua busca pela mulher amada e nunca esquecida. No roteiro do longa, passado e presente, realidade e sonho se entrelaçam, numa obra recebida pela crítica como “incrivelmente bela! e como um  filme noir altamente inovador”. Dirigido por Bi Gan, o filme foi selecionado para o Festival de Cannes e premiado no Tokio FILMeX.

Com um total de 15 títulos, a 2ª Mostra de Cinema Chinês prossegue até 26/09. Na programação estão incluídos sucessos recentes assinados por diretores consagrados, além de clássicos históricos.

As sessões, gratuitas, acontecem às quartas e quintas-feiras, às 17h e às 19h, na Sala Umuarama do Instituto CPFL (rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas).

Parte do projeto Cinema e Reflexão, programação audiovisual permanente do Instituto CPFL, a 2ª Mostra de Cinema Chinês conta com apoio do Instituto Confúcio de Campinas e das empresas distribuidoras cinematográficas Imovision, Grupo PlayArte e Zeta Filmes.

Antes das exibições, o público pode aproveitar e conferir a exposição “Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL” na Galeria de Arte do Instituto CPFL. A mostra é resultado de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo e apresenta ao público uma seleção de 35 pinturas, incluindo criações de artistas como Flávio de Carvalho, Iberê Camargo, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake.

Com entrada gratuita, a exposição, que fica em cartaz até 30/11, conta com peças que evidenciam a herança da pintura impressionista no Brasil.

A exposição conta com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. O agendamento de visitas em grupo pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com ou pelo telefone (19-3756-8000). 

Serviço
2ª Mostra de Cinema Chinês
Até 26 de setembro de 2019 – sessões às quartas e quintas-feiras
Sala Umuarama do Instituto CPFL
Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas Entrada franca

2ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

25.09 (quarta-feira), às 17h
“Terra Amarela”, de Chen Kaige (“Huang Tu Di”, China, 1984, 90 min, 14 anos)
Sinopse: U soldado é enviado ao campo para coletar canções folclóricas para a Revolução Comunista. Lá ele fica com uma família de camponeses e descobre que as canções felizes que ele foi enviado para colecionar não existem; as músicas que ele encontra são sobre dificuldades e sofrimento.

25.09 (quarta-feira), às 19h
“Amor Até as Cinzas”, de Jia Zhangke (“Jiang Hu Er Nü, China/França/Japão, 2018, 150 min, 14 anos)
Sinopse: Em uma cidade industrial na China, uma jovem dançarina se apaixona por um mafioso. Quando uma briga entre gangues rivais acontece, ela dispara uma arma para protegê-lo e é mandada para a prisão por cinco anos.

26.09 (quinta-feira), às 17h
“A Patrulha da Montanha”, de Lu Chuan (“Kekexii, China/Hong Kong, 2004, 100 min, 12 anos)
Sinopse: Ga Yu, jornalista de Pequim, chega ao Tibet para investigar desaparecimento de patrulheiros voluntários e animais sagrados da mítica montanha de Kekexili. Há suspeitas de que os patrulheiros estejam cooperando com caçadores ilegais.

26.09 (quinta-feira), às 19h
“A Guerra do Ópio”, de Xie Jin (“The Opium War”, China, 1997, 150 min, 12 anos)
Sinopse: Em meados do século 19, o consumo do ópio tomava proporções alarmantes na China e o imperador Doaguang decidia pôr em prática um programa de combate ao seu tráfico e consumo. Mais de 200 mil alegados traficantes foram presos e a droga foi confiscada e queimada. Mas a precipitação dos acontecimentos acaba por conduzir o império a uma sangrenta batalha com a Inglaterra e a uma rendição que mudaria para sempre a identidade do continente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário