Notícias

Aulão de Yoga gratuito na Concha Acústica do Taquaral

Compartilhar

Aberta ao público, a atividade acontece no dia 11 de outubro, às 15h. E durante todo o dia, médicos vão estar no local para esclarecer dúvidas da população sobre os cuidados paliativos, uma prática que visa a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de qualquer doença que ameace a vida

Para divulgar em Campinas a importância da abordagem do cuidado multiprofissional ao paciente – chamada cuidados paliativos –, o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, realiza no dia 11 de outubro, na Concha Acústica do Taquaral, das 7h às 16h, uma ação para desmistificar a prática com oncologistas e paliativistas.  E, às 15h, um aulão de Yoga gratuito será oferecido para a população. O evento, que tem o apoio da Secretaria de Esportes de Campinas e parceria com grupos de Yoga da cidade, acontece em celebração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que é comemorado no segundo sábado do mês de outubro.

Para a realização da ação, o Grupo SOnHe teve o consentimento da entidade The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organizadora da data que escolheu como tema “Meu Cuidado. Meu Direito” para a campanha deste ano, visando chamar atenção para o direito que todas as pessoas com uma doença grave e seus familiares têm de receber o atendimento adequado de cuidados paliativos. 

“Prevenir, manejar e aliviar os sofrimentos envolvidos, sejam eles de qualquer origem, oferecendo suporte integral ao paciente e aos seus familiares. Estes são os principais objetivos dos cuidados paliativos. A abordagem entende que não é só o corpo que sofre, mas também a alma, o coração e que tudo está interligado, compondo o ser humano no seu todo. No caso do câncer – assim como o seu tratamento – a doença pode ser acompanhada de diversas formas de desconfortos, impactando diretamente a qualidade de vida de quem enfrenta a doença”, explica Fernanda Proa, oncologista paliativista do Grupo SOnHe.

De acordo com a médica, oferecer yoga para toda população – atividade comprovadamente eficaz para o bem-estar geral do corpo – é uma forma de conscientizar sobre a importância do cuidado paliativo no tratamento médico recebido, seja ele no sistema público ou no privado, e também, divulgar o trabalho aplicado pelos paliativistas.

“Uma pesquisa com pacientes com câncer de mama realizada pelo MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, mostrou que a prática de yoga reduziu os níveis de cortisol (hormônios do estresse), promoveu a melhora no funcionamento do organismo como um todo, aumentou a capacidade de executar as tarefas do dia a dia, reduziu o cansaço e fez com que as pacientes ‘encarassem’ a doença com menos sofrimento. Ainda segundo o estudo, a prática da atividade estimulou a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA, ligado à depressão e a outros transtornos de ansiedade, quando em baixos níveis”, afirma Fernanda.

Para participar da aula de yoga não há necessidade de inscrição prévia, basta comparecer com tapete ou toalha na Concha Acústica do Taquaral (Avenida Heitor Penteado, 1671 – Taquaral – portão 2), no horário marcado da aula (15h).

Saiba mais sobre cuidados paliativos

É uma abordagem de cuidado multiprofissional voltada para pacientes com doenças graves (ou que ameacem suas vidas) e seus familiares, com o objetivo de alívio de sofrimentos e melhora da qualidade de vida, desde o diagnóstico e ao longo de todo o tratamento e acompanhamento. Por isso, o cuidado paliativo objetiva também o cuidado do corpo físico, com o uso de medidas medicamentosas e não medicamentosas, para alívio dos sintomas advindos da doença e dos efeitos colaterais do tratamento. Estima-se globalmente 19 milhões de adultos com indicação de cuidados paliativos ao final da vida.  Sendo, 69% idosos e com predominância masculina.

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

A data é celebrada anualmente no segundo sábado de outubro e tem como objetivo unir esforços nos cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento (18 milhões de pessoas morrem em dor e sofrimento todos os anos). Discutir os cuidados paliativos e reunir fundos são outras metas desta data, que é organizada pela entidade The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA).

* Fernanda Proa Ferreira é formada em Oncologia Clínica pela Unicamp e pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio-Libanês. É oncologista no Hospital Puc-Campinas e faz parte do corpo clínico do Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia atuando no Hospital Vera Cruz, no Instituto Radium de Campinas e no Hospital Santa Tereza.

Serviço
Aulão de Yoga – Cuidados Paliativos “Meu Cuidado, Meu Direito”
Data: 11 de outubro
Horário: às 15 horas
Local: Concha Acústica
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral – portão 2, Campinas-SP
Participação gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário