Notícias

Ensaio fotográfico reúne negras empoderadas

Compartilhar
Nadia Katia Guedes Pereira, 44 anos, é técnica de enfermagem e empresária: “Ser uma mulher trabalhando na área da saúde só me confirma: todos os seres humanos têm necessidades e fragilidades iguais. Sem distinção.”

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de novembro, uma equipe de estudantes da Faculdade de Jornalismo se empenhou na elaboração de um ensaio fotográfico em estúdio, do qual participaram 18 mulheres negras. “A intenção foi dar voz e visibilidade para esta parcela da sociedade brasileira, duplamente discriminada – por serem mulheres e por serem negras”, explicou o estudante Álvaro Silva Júnior, do sexto semestre do curso ministrado na PUC-Campinas.

Álvaro Silva Júnior, autor do ensaio, é também idealizador e editor do Gazeta de Barão

Segundo o estudante autor das fotografias –que já atua como profissional da área– “as mulheres negras têm menos oportunidades na sociedade e tendem a sofrer ainda mais preconceito devido à cor de pele, quando comparadas às mulheres brancas”. O projeto, de acordo com ele, buscou localizar mulheres que ocupam alguma posição de destaque, questionando estereótipos de que não deveriam estar naqueles espaços.

As mulheres escolhidas para o ensaio possuem diferentes idades, histórias e ocupações. Entre elas há estudantes universitárias, modelos, presidentes de ONG’ s e até a secretária de Direitos Humanos de Campinas. A intenção é explicitar que todas têm o direito a ser o que quiserem e ocupar os espaços que desejarem. O trabalho foi realizado pelos alunos Álvaro Silva Junior, Bárbara Brambila e Fernando Rivaben, sob orientação da professora Cyntia Andretta, na disciplina Laboratório B.

Além das fotos, que foram produzidas no estúdio da Faculdade de Jornalismo, cada participante deixou uma mensagem, registrada nas legendas que acompanham as imagens.

Originalmente publicado pelo Digitais Puc Campinas https://digitais.net.br/2019/11/ensaio-fotografico-reune-negras-empoderadas/

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário