Notícias

Projeto apoia empreendimentos de famílias em situação de vulnerabilidade social em Campinas

Compartilhar

Tempo de Empreender oferece formações e acesso a crédito

De 24 de agosto a 11 de setembro estão abertas as inscrições para o curso Quero Empreender do projeto Tempo de Empreender, iniciativa da Fundação FEAC em parceria com  o Instituto Meio e FIRGUN, que visa apoiar o potencial empreendedor de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de capacitação e acesso a crédito, tendo como objetivo a redução dos impactos econômicos e sociais gerados pela pandemia do Coronavírus em Campinas.

Em sua primeira fase, o projeto pretende atender 175 empreendedores até dezembro de 2020. O público alvo da primeira etapa são moradores da região do Jardim São Marcos e Parque Oziel. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.feac.org.br/tempodeempreender/

Para participar do projeto é necessário ter renda de até dois salários mínimos; pode estar empregado desde que a renda não ultrapasse dois salários mínimos; não ser funcionário público; não ter relação de trabalho formal ou informal com nenhuma das organizações parceiras do projeto (FEAC, Organizações da Sociedade Civil locais, Instituto Meio, Firgun).

O projeto

O Tempo de Empreender é uma das iniciativas do programa Desenvolvimento Local, da Fundação FEAC, e foi criado em parceria com o Instituto Meio e FIRGUN como uma resposta aos impactos econômicos gerados pela crise da COVID 19 em Campinas, especificamente nas áreas de vulnerabilidade do município. O projeto será implementado tendo como foco pessoas que querem começar a empreender e empreendedores individuais e familiares que já têm um negócio e que precisam mais do que nunca gerar renda para garantir as necessidades básicas de suas famílias.

A iniciativa é organizada em 4 etapas: identificação dos empreendedores, formação, acesso à crédito e acompanhamento técnico. A identificação dos empreendedores ficará sob a responsabilidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras. Elas buscarão tanto as pessoas que querem começar a empreender quanto os empreendedores que já têm empreendimento funcionando e farão o convite para que se inscrevam no projeto.

As formações serão comandadas pelo Instituto Meio, que disponibilizará duas formações: a primeira delas é a Quero Empreender, com inscrições até 11 de setembro e é destinado a pessoas que ainda não empreendem, mas que querem começar.

A segunda é a Empreender Juntos, que terá suas inscrições abertas no dia 14 de setembro e tem como foco empreendedores que já têm um negócio funcionando. Quem participar do Quero Empreender e tiver interesse em dar continuidade ao sonho do empreendimento poderá também participar do curso Empreender Juntos, que começará.

O acesso ao crédito será responsabilidade da FIRGUN, que fará a análise de crédito, definirá as condições da concessão do crédito, disponibilizará o recurso e coletará as parcelas referente aos pagamentos dos empreendedores. Esta etapa deverá começar até a primeira semana de dezembro.

O acompanhamento técnico será responsabilidade das OSCs parceiras, Instituto Meio e FIRGUN, que estarão em comunicação constante com os empreendedores para apoiar suas necessidades específicas e avaliar o desenvolvimento dos empreendimentos. Esta etapa acontecerá ao longo de toda execução do projeto.

Serviço:
Inscrições para o projeto Tempo de Empreender
Data: 24 de agosto a 11 de setembro
Inscrições e mais informações no site: https://www.feac.org.br/tempodeempreender/
Início do curso Quero Empreender : 15 de setembro

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário