Mostra 3M de Arte chega ao Parque Portugal, no Taquaral, dia 8 de outubro trazendo apresentações inéditas no Planetário

Compartilhar

O público pode interagir com a “Objeto Horizonte”, do Coletivo Foi à Feira, gravando mensagens sobre a cidade do futuro de seus desejos

Após abrir o ano comemorativo de sua décima edição no Parque Ibirapuera em 2020, a Mostra 3M de Arte chega ao Parque Portugal, em Campinas, no dia 8 de outubro, completando o ciclo de circulação de obras participantes de sua última edição. Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Mostra 3M apresenta obras que incentivam reflexões sobre a relação do indivíduo com a coletividade na sociedade.  

Com curadoria de Camila Bechelany, a 10ª Mostra 3M de Arte explora o tema “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”, cujo conceito explora a relação de cada pessoa como participante ativa e receptiva no meio urbano. “A proposta curatorial nos leva a refletir que por meio de nossas experiências particulares e coletivas somos agentes transformadores do espaço público”, conta Bechelany. 

Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição em sintonia para a  construção de um projeto cultural duradouro, o tema desta edição trabalha com pilares fundamentais da empresa. “Levar a 10ª Mostra 3M de Arte para outras cidades amplia a democratização do acesso à arte e a reflexão sobre o uso coletivo dos espaços públicos”, comenta Luiz Eduardo Serafim, Head de Marca e Comunicação da 3M do Brasil.

Até dia 7 de novembro, o Parque Portugal recebe o projeto “Objeto Horizonte” desenvolvido pelo Coletivo Foi à Feira – composto atualmente por Clarissa Ximenes, Gabriel Tye Luís Filipe Pôrto, Matheus Romanelli e Rayza Mucunã. Repensada para o contexto de pandemia, a instalação é baseada na arqueologia da memória. A obra é uma esfera, reflexiva por dentro e transparente por fora, dedicada a ser um espaço de autorreflexão e um convite para que o visitante-participante deixe registrados seus desejos para uma cidade do futuro.  

A  experiência imersiva conta com um painel de LCD com as mensagens deixadas e ruídos com estética futurista. Os áudios registrados são enviados a um receptor que transforma, a partir de um sistema operacional, as vozes em inserções aleatórias de sons e o resultado é como escutar uma viagem no tempo. Uma curiosidade: os desejos dos funcionários do Parque Portugal para cidade do futuro são o ponto de partida do “Objeto Horizonte” em Campinas. Quando o público entrar na obra, já vai ouvir essas mensagens gravadas por eles. 

“O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” de Rafael Rg no Parque Ibirapuera em 2020 | Crédito: Karina Bacci

Também integram a itinerância da 10ª Mostra 3M de Arte em Campinas, duas obras do artista Rafael RG:  “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral”. A primeira – “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos”-  é inspirada na biografia da abolicionista e ativista estadunidense Harriet Tubman – mulher negra escravizada que, a partir da observação de estrelas e fenômenos astronômicos, conseguiu traçar sua rota de fuga e de outras dezenas de escravos. A partir desta referência, a cidade de Campinas adquire o olhar de seus territórios historicamente negros e seus monumentos atuais, fazendo com que o espectador imagine rotas de fuga dentro do contexto da cidade. A obra, neste sentido, é um passeio sobre os territórios negros e como esta história reverbera a cidade.

Já em “Astral”, o artista apresenta uma intervenção sonora inédita no Planetário em sessões abertas ao público, que contam com a participação da astróloga Júlia Francisca e o DJ e produtor podeserdesligado. Durante a apresentação, a astróloga faz leituras astrológicas enquanto os visitantes podem observar a projeção original. Neste trabalho, Júlia Francisca dialoga com a história de Tubman e trabalha com astrologias de povos originários e culturas afrodiaspóricas, estabelecendo, assim, um contraponto à tradição eurocêntrica sobre a observação das estrelas. Além disso, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, Rafael RG estará presente na Mostra 3M de Arte, debatendo sobre a obra e, especialmente, no dia 17, a instalação “Astral” será performada ao vivo pela astróloga e o DJ.

“A Mostra 3M de Arte é um dos projetos de artes visuais mais longevos no cenário nacional, e tem se consolidado como espaço para experimentação de artistas consagrados e lançamento de novos nomes no mercado artístico-cultural. A circulação da Mostra por parques e estações do metrô reforça ainda mais nossa proposta de formação de público da arte contemporânea”, afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

10ª Mostra 3M de Arte

Tema: “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”

Curadoria: Camila Bechelany 

Locais e Datas

Parque Portugal – Taquaral – (Campinas):

 “Objeto Horizonte”, do Coletivo Foi à Feira, e as obras “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral” de Rafael RG.

De 08/10 a 07/11

Sessões no Planetário: 

Dia: 17/10

Horários:15h e 16h30

Ingressos:Retirada de ingressos por ordem de chegada 30 minutos antes do início da sessão

Dias 18/10 e 19/10: as apresentações serão feitas especialmente para participantes de programas de Organizações da Sociedade Civil parceiras do parque.

Deixe um comentário