Categories: Notícias

Pesquisa da Unicamp vence Prêmio Santander

Compartilhar

A Unicamp é uma das vencedoras do Prêmio Santander Universidades 2015. A partir da pesquisa “Avaliação da imunomodulação e do processo de cicatrização envolvidos no tratamento de fístulas enterocutaneas realizado com células estromais mesenquimais de tecido adiposo humano, aderidas a fios de sutura”, do biólogo Bruno Bosch Volpe, surgiu a FAWKE, empresa pré-incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que venceu na modalidade Empreendedorismo. No total, foram 21 premiados nas categorias Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano. Os vencedores foram conhecidos na última quinta-feira (19), no Grand Hotel Hyatt de São Paulo.

O trabalho foi inscrito na categoria Empreendedorismo por estar inserido num grupo multidisciplinar de alunos de graduação das Engenharias da Unicamp, que tem a estudante Marina Alves Machado como líder. A partir da pesquisa de Bruno, o grupo criou a startup FAWKE – empresa formada com foco na comercialização dos fios de sutura. De acordo com Bruno, a ideia de criação de uma startup surgiu no início de 2015 quando a equipe, formada por ele, Marina, Joel Souza – doutor em ciências pela FCFRP-USP, Maria Fernanda Toledo e Vítor Sarti, alunos da Engenharia Química, participou do Desafio Unicamp. “Com a ideia ainda muito inicial, passamos algumas fases do Desafio, mas não fomos finalistas. Após esse período, resolvemos continuar com o projeto de startup utilizando o produto ‘fios de sutura com células-tronco aderidas’. Com isso, melhoramos muito e iniciamos a disputa do Prêmio Santander Universidades”, conta Bruno.

De acordo com a docente Ângela Cristina Malheiros Luzo, que orientou a pesquisa de Bruno, a categoria Empreendedorismo teve 18 mil inscritos. Na quarta-feira (18), véspera da premiação, os finalistas tiveram que fazer uma apresentação de seus projetos para o júri. Marina foi quem apresentou o projeto FAWKE. Depois das apresentações, cada equipe recebeu uma pontuação. E, assim, foram conhecidos os vencedores de cada categoria. Os responsáveis pelos projetos ganhadores receberam R$ 100 mil, além de bolsas de estudos na Babson College, nos Estados Unidos, e mentoria da Endeavor e da UniSol. Bruno Volpe acompanhou a cerimônia de entrega. Receberam o prêmio, o coordenador geral da Universidade Alvaro Penteado Crósta, a docente Ângela Cristina Malheiros Luzo e a aluna Marina Alves Machado.

A pesquisa de Bruno, decorrente do mestrado defendido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, buscou avaliar a adesão de células tronco mesenquimais, extraídas da gordura, em fios de sutura. Os resultados indicaram que os fios proporcionaram melhor cicatrização de lesões e melhor recuperação nos animais utilizados para o estudo. Agora no doutorado, Bruno investiga os efeitos dessa cicatrização, por intermédio do Grupo Multidisciplinar de Terapia Celular da Unicamp, que conta com pesquisadores da FCM, Faculdades de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Química (FEQ), dos Institutos de Biologia (IB), Química (IQ) e Física (IFGW). O grupo também possui membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (Biofabris) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

“O Prêmio Santander Universidades é um dos mais importantes prêmios de apoio à ciência e ao empreendedorismo dentro das universidades brasileiras. Sendo assim, essa premiação representa muito para nossa equipe e para a Universidade, já que nos possibilita dar continuidade para o desenvolvimento do projeto. O prêmio ainda é um grande reconhecimento da qualidade de trabalho feito na Unicamp”, finalizou Bruno, que também teve sua pesquisa premiada no início de novembro no Canadá.

Alvaro Silva Jr

Recent Posts

Chefs no Motel 2024: Tout Campinas traz experiência gourmet em menu especial, assinado por chef renomado, durante todo o mês de abril

Com um menu degustação exclusivo, que inclui entrada e prato principal, apresenta uma proposta autoral…

2 semanas ago

Em parceria com a Diadora, Ponte Preta lança novo uniforme

Na sexta-feira (16), no Hotel Vila Rica, a Ponte Preta apresentou um desfile de enxoval…

2 meses ago

Outback amplia chances de ganhar faca icônica para steaks

A famosa Jr. Ribs passa a ser uma das opções de pratos da campanha “A…

2 meses ago

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, estreia em Indaiatuba com um espetáculo musical e gastronômico único

Após o sucesso estrondoso em 2023, consolidando-se como o maior evento gastronômico em público do…

3 meses ago

Fred Jorge e Digão comandam o som nesta sexta na Cervejaria Blacaman

Nas pick-ups, muito suingue com o melhor da música de origem negra, a partir das…

5 meses ago

Outback é o restaurante oficial da 10ª edição da CCXP23

Com opções inéditas de hambúrguer e bebida pensadas para o público geek Pensou em Outback,…

5 meses ago

This website uses cookies.