Gastronomia

Sociedade Brasileira de Sommeliers apresenta nova marca e planos para 2019

Compartilhar

A sociedade sem fins lucrativos, criada em setembro de 2018, tem abrangência nacional e chega com o objetivo de ampliar a cultura e a formação sobre vinho

Aconteceu na última semana o lançamento da marca SBSomm – Sociedade Brasileira de Sommeliers. Criada em setembro de 2018, com sede em Campinas, a sociedade é presidida pelo professor Bruno Vianna que, além de ser reconhecido internacionalmente no mundo do vinho, é certificado em Londres com o Diploma do WSET (Wine & Spirits Education Trust).

Referência em vinhos em Campinas e região desde 2002, quando foi fundada com a marca ABS-Campinas, experimentou um grande crescimento nesse período e muda neste momento sua marca para SBSomm. Agora com abrangência nacional, a SBSomm continua a ser uma associação sem fins lucrativos, que visa difundir a cultura do vinho no Brasil, a começar pela RMC – Região Metropolitana de Campinas, com formatos inovadores de cursos e que atendam às demandas de mercado.

Entre os planos para 2019, estão os conceituados cursos de vinhos para profissionais e amadores, degustações, palestras, confrarias de degustação, avaliação de vinhos, jantares enogastronomicos, viagens à regiões produtoras e ampliação das parcerias com lojas e restaurantes.

A Sociedade traz, agora, um formato inédito para ministrar seus cursos. Entendendo as diferentes necessidades do mercado, a instituição dividiu os cursos em perfis de interesse.

O Curso Básico de Vinhos é ministrado em 5 aulas, as quartas-feiras a noite, sendo a porta de entrada para quem quer mergulhar neste universo. Em pouco tempo, o aluno sai apto a analisar, degustar, identificar a diferença entre os estilos, apreciar e comprar  vinhos com mais propriedade.

Para aqueles que desejam trabalhar na área, o Curso de Sommelier Profissional tem duração de 10 meses e é ministrado todas as segundas-feiras, para atender aos profissionais que normalmente trabalham intensamente nos finais de semana. O diploma oferecido pela instituição ao final do curso carrega a tradição de 16 anos de experiência em formação, sendo reconhecido como a mais importante certificação para um sommelier na região.

Os aficionados pelo vinho que buscam adquirir mais conhecimentos, mas não desejam necessariamente trabalhar na área, podem optar ainda por fazer os módulos avançados de vinhos ao longo do ano. A novidade é que o aluno pode selecionar os temas de seu interesse ou que deseja revisitar com mais profundidade.

Além dos cursos, a SBSomm promove Confrarias de Degustação – encontros mensais com degustações didáticas guiadas por um monitor. As confrarias são uma oportunidade para os enófilos que fizeram o Curso Básico continuarem em contato com o vinho, aprendendo e agregando experiências práticas, de forma divertida.

Degustações, Masterclasses e Workshops com vinícolas e importadoras são realizados regularmente as terças-feiras. Além dos associados, estas são abertas também para o público em geral.

A Sociedade Brasileira de Sommeliers já está com uma agenda de viagens internacionais e nacionais definidas na programação de 2019. Essas viagens enogastronômicas são acompanhadas por professores da associação em visitas programadas a grandes vinícolas do mundo todo. A delegação da SBSomm é recebida de forma privativa pelos proprietários ou enólogos responsáveis pela produção, com apresentações de técnicas e rótulos especiais.

Com a proposta de trazer benefícios aos associados e de integrar as diferentes entidades que atuam no setor, a SBSomm tem uma rede de parcerias com restaurantes amigos que oferecem taxa de rolha zero, além de descontos exclusivos em importadoras e lojas de vinhos parceiras.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Recent Posts

Chefs no Motel 2024: Tout Campinas traz experiência gourmet em menu especial, assinado por chef renomado, durante todo o mês de abril

Com um menu degustação exclusivo, que inclui entrada e prato principal, apresenta uma proposta autoral…

1 semana ago

Em parceria com a Diadora, Ponte Preta lança novo uniforme

Na sexta-feira (16), no Hotel Vila Rica, a Ponte Preta apresentou um desfile de enxoval…

2 meses ago

Outback amplia chances de ganhar faca icônica para steaks

A famosa Jr. Ribs passa a ser uma das opções de pratos da campanha “A…

2 meses ago

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, estreia em Indaiatuba com um espetáculo musical e gastronômico único

Após o sucesso estrondoso em 2023, consolidando-se como o maior evento gastronômico em público do…

3 meses ago

Fred Jorge e Digão comandam o som nesta sexta na Cervejaria Blacaman

Nas pick-ups, muito suingue com o melhor da música de origem negra, a partir das…

5 meses ago

Outback é o restaurante oficial da 10ª edição da CCXP23

Com opções inéditas de hambúrguer e bebida pensadas para o público geek Pensou em Outback,…

5 meses ago

This website uses cookies.