Notícias

Economia e emprego avançam em Campinas aponta Observatório PUC-Campinas

Compartilhar

Análise detalhada dos indicadores socioeconômicos abrange janeiro e fevereiro de 2023 e foi feita em parceria com a Prefeitura

A atividade econômica e o emprego em Campinas avançaram, apontou estudo do Observatório PUC-Campinas realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. O informativo traz uma análise detalhada dos indicadores socioeconômicos da região nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 divididos entre as duas áreas citadas.  

A produção é um desdobramento do acordo de cooperação entre a Prefeitura e a PUC-Campinas para o desenvolvimento de projetos vinculados ao Observatório e à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O acordo foi assinado em 12 de abril (Leia mais aqui). São responsáveis por esta edição os professores Eliane Rosandiski e Paulo Ricardo Oliveira, tendo como assistentes técnicos João Lucas da Silva e Matheus de Souza Alexandre. 

Na primeira parte do informativo é apresentada a evolução do mercado de trabalho. Com dados mensais do Ministério do Trabalho, o estudo acompanha o fluxo mensal de admitidos e desligados e o estoque de trabalhadores com contrato formal. Aponta-se que cerca de 1/3 dos contratos formais da Região Metropolitana de Campinas são gerados no município. 

Ainda segundo os pesquisadores, “Campinas praticamente manteve o patamar de geração de postos de trabalho em relação ao observado em 2022, período em que os efeitos da

pandemia já estavam mais dissipados na economia.” Isso indica recuperação gradual do mercado de trabalho na região. Cerca de 46% do saldo positivo do emprego municipal no bimestre está associado ao setor de serviços, seguido pela indústria e construção civil, com aproximadamente 19% e 14% do saldo, respectivamente.

Na segunda parte apresentam-se dados sobre a atividade econômica. Ademais de ser polo industrial e tecnológico, com forte presença de empresas de alta tecnologia e inovação, o setor de serviços também se destaca com grandes empresas do ramo financeiro e de telecomunicações. Outro ponto ressaltado é o aumento de 41,11% nas exportações e de 4,12% nas importações, resultando em queda de 7,91% no déficit comercial de Campinas.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, os dados apresentados pelo Observatório PUC-Campinas possibilitam uma análise precisa da dinâmica socioeconômica de Campinas. “O estudo pode ser útil tanto para gestores públicos quanto para empresários e investidores. Além disso, revela a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região”, disse.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Álvaro Silva Júnior

Recent Posts

Chefs no Motel 2024: Tout Campinas traz experiência gourmet em menu especial, assinado por chef renomado, durante todo o mês de abril

Com um menu degustação exclusivo, que inclui entrada e prato principal, apresenta uma proposta autoral…

4 semanas ago

Em parceria com a Diadora, Ponte Preta lança novo uniforme

Na sexta-feira (16), no Hotel Vila Rica, a Ponte Preta apresentou um desfile de enxoval…

3 meses ago

Outback amplia chances de ganhar faca icônica para steaks

A famosa Jr. Ribs passa a ser uma das opções de pratos da campanha “A…

3 meses ago

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, estreia em Indaiatuba com um espetáculo musical e gastronômico único

Após o sucesso estrondoso em 2023, consolidando-se como o maior evento gastronômico em público do…

4 meses ago

Fred Jorge e Digão comandam o som nesta sexta na Cervejaria Blacaman

Nas pick-ups, muito suingue com o melhor da música de origem negra, a partir das…

6 meses ago

Outback é o restaurante oficial da 10ª edição da CCXP23

Com opções inéditas de hambúrguer e bebida pensadas para o público geek Pensou em Outback,…

6 meses ago

This website uses cookies.