Artigos

Como fazer a coleta seletiva corretamente?

Compartilhar

Uma das formas mais fáceis de ajudar a preservar o meio ambiente é através da coleta seletiva

Hoje em dia, sabemos que o meio ambiente é um assunto de extrema relevância em todo o mundo. Cuidar da natureza deveria ser papel de toda a sociedade. Saber como fazer coleta seletiva em casa é o primeiro passo para um descarte correto. O lixo destinado de forma inadequada muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos aos animais e às pessoas a curto e a longo prazo. Por isso, é importante saber como realizar coleta seletiva em casa. Com a correta separação do lixo, é possível evitar a contaminação do solo e da água e contribuir com o reaproveitamento dos materiais e a economia dos recursos naturais.

A coleta seletiva trabalha com um sistema de cores que identificam o tipo de material a ser reciclado: azul (papéis e papelões); verde (vidros); vermelho (plásticos); amarelo (metal) e marrom (resíduos orgânicos). Uma coleta seletiva eficiente não é composta apenas pela separação do lixo. É preciso higienizá-los adequadamente para que eles não sejam alvo de proliferação de insetos e pragas ou maus odores, não deteriorem o material a ser reciclado, nem provoquem mal-estar nos trabalhadores da limpeza urbana.

Depois de separar o lixo reciclável adequadamente, é preciso levá-lo para um centro de transformação. A melhor opção para esse tipo de transporte é embalá-lo em sacos de lixo não biodegradáveis ou recicláveis — para que esse item também possa ter algum tipo de destinação inteligente após o uso. De acordo com Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo, a empresa tem diversas opções de sacos plásticos com essas características. “Temos o Embalixo Vegano que é produzido a partir de matéria-prima à base de planta, 100% VEGETAL; o Embalixo Carbono Zero, fabricado com matéria-prima feita de planta e material reciclado; o Embalixo Zero Plástico, primeiro saco para lixo que não possui plástico em sua composição, sendo compostável e biodegradável”, explica.

Não basta separar e embalar, é necessário dar um destino adequado. O passo seguinte é pesquisar o destino correto de cada item nos centros de reciclagem do seu município ou em uma cooperativa de reciclagem perto de você. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativas privadas, são áreas instaladas em locais adequados para o recebimento de descartes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário