Notícias

Lagoa do Taquaral recebe 1ª Caminhada Ecológica Verde Azul no domingo

Compartilhar

No domigo, dia 7 de junho, a Prefeitura de Campinas promoverá, na Lagoa do Taquaral, a 1ª Caminhada Ecológica Verde Azul. O evento compõe a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e também inclui passeio ciclístico infantil, revoada de pipas, recreação, teatro, dança, basquete de rua e outras atividades. Serão distribuídas camisetas para os primeiros 1,5 mil incritos e outros prêmios. A largada da caminhada será às 9h, da Praça das Bandeiras, na Lagoa.

caravela

Antes da largada. o prefeito Jonas Donizette se pronunciará e, após a Banda de Pedreira executar o Hino Nacional, ele plantará uma muda de pau-brasil com as crianças presentes ao evento, além de descerrar placa comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O “Verde Azul” é uma referência ao fato de campinas ser certificada no programa de sustentabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: é a única cidade com mais de 1 milhão de habitantes certificada, tendo saído da 220ª posição em 2012 para a 14ª em 2013.

O certificado garante à administração municipal prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

O programa avalia municípios pelo desempenho em dez áreas-chave: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O Dia do Meio Ambiente é uma data de destaque no calendário mundial. Foi instituída em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo. O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Festa

Serão disponibilizados 12 ônibus para trazer usuários de 12 praças de esportes que participarão da caminhada e outros dois para transportar crianças da Vila IAPI para o basquete de rua. Há previsão de público de cerca de 500 pessoas só para o basquete de rua e de 400 para a final do Campeonato Municipal de Skate.

Será um dia de conscientização, mas também de muita festa, com revoada de pipas e passeio ciclístico infantil. A Banda de Pedreira tocará marchinhas para animar o pessoal. Premiação para os destaques: idoso e idosa mais animados, criança mais nova, traje mais ecológico, bicicleta mais enfeitada e bicicleta mais original.

Haverá ainda algodão doce e pipoca de graça para as crianças, junto com cama elástica e tobogã inflável, oficina de montagem de pipas, final do campeonato de skate, crossfit, treinamento funcional, torneio de basquete de rua, dança, parkour e inauguração de slackpark. E, para completar a animação, apresentação teatral da companhia Sia Santa.

A Sanasa proporcionará 3 mil copos de água e a Emdec se encarregará da logística de transito. Também será distribuído um kit de frutas após a caminhada, contendo uma maçã, uma banana e uma pokã, totalizando 1,7 mil unidades de cada fruta.

Deixe um comentário