Cultura

Instituto CPFL tem “O Grande Circo Místico” e debate “Identidade, diáspora e exílio”

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

A exibição do filme “O Grande Circo Místico” (Brasil/Portugal/França, 2018, 105 min, 16 min) abre a programação da semana no Cine CPFL, em Campinas, nesta quarta-feira, 24/04, às 19h.

Com Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Mariana Ximenes, Vincent Cassel e Juliano Cazarré no elenco, o filme de Cacá Diegues é inspirado em um poema de Jorge de Lima e conta a história de uma tradicional família austríaca, dona do Grande Circo Knieps.

Em um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata, vemos o retrato dos 100 anos de existência das cinco gerações do clã à frente do espetáculo e suas histórias fantásticas. O longa-metragem foi lançado mundialmente no Festival de Cannes e foi pré-indicado para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro pelo Brasil.

No dia seguinte, quinta-feira, 25/04, também às 19h, será exibido novamente o filme “Lámen Shop” (Japão/Singapura/França, 2018, 90 min., 12 anos).

Dirigido por Eric Khoo, cineasta nascido em Singapura, o filme conta a história de um jovem chef de lámen que, após perder os pais, encontra receitas escritas em mandarim no diário da mãe e deixa sua cidade natal, no Japão, para embarcar em uma viagem culinária até Singapura – onde descobre a verdade sobre seu passado e as cicatrizes deixadas pelo imperialismo japonês naquele país. 

“Este duplo movimento permite que ‘Lámen Shop’ não se restrinja ao nicho dos filmes culinários com tempero turístico. Sob essa superfície encontra-se a tradição, muito mais consistente, do melodrama, gênero que os cinemas asiáticos exploram de modo particular”, escreveu o crítico de cinema Cássio Starling Carlos na Folha de S.Paulo.

 Já na sexta-feira, 26/04, às 19h, acontece a gravação, com entrada gratuita e exibição online (confira abaixo), do Café Filosófico CPFL sobre “Identidade, diáspora e exílio”, com ofilósofo Ricardo Timm de Souza.

O encontro abordará a configuração desses temas nos trabalhos de Franz Rosenzweig (1886 –1929), Emmanuel Levinas (1906 –1995) e Jacques Derrida (1930 – 2004) para demonstrar de que modo esse cruzamento ajuda a compreender suas respectivas obras – que postulam a ética na centralidade do universo filosófico-cultural contemporâneo.

O encontro encerra o módulo de março e abril do Café Filosófico CPFL sobre “Desafios da identidade no mundo contemporâneo”, que teve a curadoria dos psicanalistas Benilton Bezerra Jr. e Jurandir F. Costa.

A série mostrou como a aceleração e a profundidade das transformações políticas, éticas, tecnológicas e sociais da atualidade vêm desmontando rapidamente as referências que costumavam balizar nossas vidas – e, como, em consequência, surgiram mutações subjetivas e sociais inesperadas na maneira como nos definimos, como nos relacionamos uns com os outros e como lidamos com nossas frustrações, angústias, medos e promessas.

Exposição. De segunda a sábado, o público pode conferir também a exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista fica exposto gratuitamente ao público até 29 de junho. 

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público.

Serviço

Segunda e terça, das 9h às 18h

De quarta a sexta, das 9h às 19h

Sábados, das 10h às 16h.

A entrada é gratuita.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário