Notícias

3º InovaFV na Unicamp, reúne academia, governo e indústria no esforço pela energia solar

Compartilhar

A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e a International Energy Initiatived (IEI) estão promovendo nesses dias 5 e 6 de março, no Centro de Convenções da Unicamp, o 3º InovaFV – Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. Desde 2011, o evento vem contribuindo na construção de uma ação coordenada para a cadeia do setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações visando ao estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos e de serviços no país.

Gilberto De Martino Jannuzzi, professor da FEM e organizador do InovaFV, afirma que a iniciativa vem crescendo ano a ano, contando nesta 3ª edição com 380 inscritos, além de transmissão via internet. “A proposta é reunir os três setores principais para a montagem desta nova indústria de energia no Brasil: o governo, envolvendo a agência reguladora de eletricidade; a academia, que tem papel importante na formação de recursos humanos e ajudando na condução de pesquisas na área; e o setor produtivo, que vai alavancar essa tecnologia no mercado e criar novos empregos. São setores que precisam conversar e criar uma agenda consistente de trabalho para que essa tecnologia tenha o espaço que lhe cabe dentro da matriz energética brasileira.”

Na mesa de abertura do 3º InovaFV estiveram o professor Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp; Jonas Donizette, prefeito de Campinas; Alexandre Comim, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Flávio Orlando Plentz Filho, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ricardo Gorini, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Samuel Luna de Abreu, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (Abens); e Leônidas Andrade, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), além do coordenador Gilberto Jannuzzi.

O reitor Fernando Costa destacou que o sucesso das edições do InovaFV demonstram o grande aumento do interesse pela inserção da energia solar fotovoltaica no Brasil, bem como a formação de parcerias. Nesse sentido, ele destacou a longa tradição da Unicamp na cooperação com a iniciativa privada. Citou como exemplo no campo energético o importante papel desempenhado pelo Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) nas atividades da Petrobras, tanto no que diz respeito à formação de recursos humanos como ao desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo agora com o pré-sal.

O prefeito Jonas Donizette, por sua vez, lembrou que há pouco mais de dois meses participou da inauguração, em Campinas, da primeira usina de energia solar do Estado de São Paulo e a maior do país: a Usina de Tanquinho, da CPFL Energia. Ele disse ainda que está aberto a conversações para dotar a Prefeitura Municipal com painéis solares fotovoltaicos, fazendo do prédio no Centro da cidade um símbolo da geração de energia limpa e renovável. Para Alexandre Comim, diretor de Competitividade Industrial do MDIC, existem dados indicando 2013 como um marco da implantação da energia solar no país, devido ao grande interesse demostrando por indústrias brasileiras e do exterior.

fotos: Álvaro Jr.

Deixe um comentário