Cultura

Cinema na Mesa exibe o romance Como Água para Chocolate

Compartilhar

Em abril, o longa escolhido para o Cinema na Mesa é o mexicano “Como Água para Chocolate” (1992). O evento, que une sétima arte à gastronomia, acontece nesta quinta-feira, dia 04 de abril, às 20h30, no restaurante Estação Marupiara, localizado no distrito de Joaquim Egídio – Campinas/SP. Durante a apresentação, os participantes são surpreendidos com pratos elaborados pela chef, Vivi Moraes, inspirados na história do filme. Desde sua primeira edição, o Cinema na Mesa conta com a participação do arquiteto e artista plástico, Paulo de Tarso, um apaixonado por cinema, que antes do início da sessão, aponta detalhes interessantes e instigante para contextualizar a “plateia”.

Sobre o filme
O romance, Como Água para Chocolate, escolhido para esta sexta edição do Cinema na Mesa, conta a história de Tita (Lumi Cavazos), uma menina que nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois assim poderá estar perto de Tita.

Sobre o Cinema na Mesa
Pioneiro em Campinas/SP, o evento que foi criado pela chef, Vivi Moraes, tem a proposta de unir, sempre às primeiras quintas-feiras de cada mês, sabores da arte culinária à sensibilidade cinematográfica durante um jantar servido à luz de velas com direito a menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. A cada edição um cardápio diferente, inspirado no filme, é servido durante a sessão para aguçar o paladar e levar o imaginário dos participantes para dentro da história. O filme O Tempero da Vida abriu o projeto Cinema na Mesa e trouxe uma completa viagem pela culinária contemporânea com pratos elaborados, principalmente com os três dos principais temperos retratados no filme: a pimenta, a canela e o sal. Na segunda edição, o filme Julie & Julia encantou a plateia com seu enredo engraçado. Desta vez, os pratos criados para o evento contemplavam a culinária francesa. Para fechar o ano com chave de ouro, o filme exibido em dezembro foi o alemão Simplesmente Martha, uma apetitosa mistura de comédia, romance e dos prazeres da arte culinária. Na primeira edição de 2013, realizada em fevereiro, o Cinema na Mesa apresentou o longa Comer, Rezar e Amar. A procura foi tão grande que foi preciso realizar uma sessão extra. No mês de março, o filme Vatel – Um banquete para o rei, estrelado por Gérard Depardieu e Uma Thurman, foi o escolhido para inspirar a chef da casa.

Serviço
Cinema na Mesa – Como Água para Chocolate
Quando: quinta-feira, dia 04 de abril
Sessão cinema/ Jantar temático: a partir das 20h30
Onde: restaurante Estação Marupiara
Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio- Campinas/SP
Valor por pessoa: R$ 60,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 9243-1715

Deixe um comentário