Cultura

MIS tem sessão dupla de cinema no sábado pós-feriado

Compartilhar

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) terá sessão dupla de cinema nacional neste sábado, dia 1º de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Às 16h, “Memórias Póstumas”, de André Klotzel, será exibido pelo ciclo “Cinema e Literatura”. Em seguida, às 19h30, é a vez do ciclo “Revisão Crítica do Cinema Novo” com o filme “Bahia de Todos os Santos”. A entrada para ambos é gratuita.

 

O primeiro filme, baseado na obra de Machado de Assis, Brás Cubas (Reginaldo Faria), após ter morrido no ano de 1869, decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, com a finalidade de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos, como Quincas Borba (Marcos Caruso), de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar.

 

Já “Bahia de Todos os Santos” se passa em Salvador, durante o Estado Novo. O mulato Tonho (Jurandir Pimentel) vive de pequenos furtos no porto e dos favores oferecidos por sua amante loira, a inglesa Miss Collins (Lola Brah). Após envolver-se em um conflito entre grevistas e a polícia, a amante quer afastar o personagem central dos companheiros. Porém, ele rouba seus pertences para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. O longa foi filmado nas ruas, praias e no cais de Salvador, mostrando a vida dos meninos pobres e marginais. É considerado um precursor do cinema novo.

 

Ciclo “Cinema e Literatura”
O ciclo “Cinema & Literatura” é uma sessão fixa no MIS e sempre apresenta filmes baseados em clássicos da Literatura. Autores como James Joyce, Franz Kafka, Denis Diderot, Jane Austen, Gustave Flaubert, Charles Dickens, Victor Hugo, Fiódor Dostoiévski, Leon Tolstói, Henry James, Émile Zola e Goethe foram contemplados pelo festival.

 

Ciclo “Revisão Crítica do Cinema Novo”
Esta sessão ocorre todos os primeiros sábados de cada mês. O objetivo é mostrar filmes precursores do cinema novo nacional, sempre ligado ao período cultural da época.

 

Serviço
Ciclo “Cinema e Literatura”
Filme: “Memórias Póstumas”


Direção: André Klotzel
País/ Ano: Brasil e Portugal/ 2001
Duração: 101 min
Data: 1º de junho, sábado
Horário: 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares

Ciclo “Revisão Crítica do Cinema Novo”
Filme: “Bahia de Todos os Santos”


Direção: Trigueirinho Neto
País/ Ano: Brasil/ 1960
Duração: 100 min
Data: 1º de junho, sábado
Horário: 19h30
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares (cada sessão)

Deixe um comentário