Cultura

Gorete Milagres estreia FilódáEmprego.Com‏ no Teatro Amil

Compartilhar

Comemorando os 19 anos da sua criação mais popular, Filó, Gorete Milagres vira o jogo. Para quem imaginou que a personagem estacionaria no tempo, ela tem sempre uma resposta na ponta da língua: “Ô, coitado”. De autoria da atriz, o monólogo “FILÓdáEMPREGO.COM”, sob a direção de Eliana Fonseca, traz Filomena em uma nova etapa. As apresentações serão sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h, entre os dias 5 e 28 de julho, no Teatro Amil, em Campinas.

Agora, empresária, Filó viaja pelo País recrutando domésticas para a sua agência de empregos satisfazer às “madames” à procura da mão de obra. Com cenários que se misturam aos figurinos – em crochê em tons de rosa e verde, ela mostra como as patroas “sequestram” as serviçais umas das outras e faz graça ao ensinar o público a executar tarefas domésticas como se fossem exercícios de academia.

Com o passar do tempo, a personagem foi “reciclada” pela atriz, que a criou no começo dos anos 1990: cresceu na profissão e repaginou o visual, tratando os dentes e perdendo alguns quilinhos. Como alguns brasileiros, “Filó evoluiu: de diarista, passou a mensalista, arrumadeira, copeira, governanta e hoje é empresária. Ela aproveitou a chance de transmitir sua experiência às iniciantes e ganhar dinheiro. Notando a dificuldade de se conseguir uma boa empregada, abriu sua agência de emprego virtual, a ‘FILÓdáEMPREGO.COM’ e se conectou, à sua maneira, ao mundo virtual e empresarial”, fala Gorete Milagres.

O trabalho da artista mineira é pautado na humanização das suas criações. Na tentativa de aproximá-las cada vez mais do público, ela lança mão da improvisação, sua marca registrada. Durante a encenação, na pele de Filó, a atriz dialoga o tempo todo com a plateia.

Sobre a atriz
Com experiência em espetáculos de palco e rua, estreou num solo como Filomena na mostra paralela do FIT-BH 94. Com “Filomena”, escrito e dirigido por ela, viajou todo o País e fez temporada em São Paulo.

Em dezembro de 1997, levou a personagem que caiu no gosto popular para a televisão. Com o bordão “Ô coitado”, Filó estreou no programa “A Praça é Nossa”, no SBT. Em 1999, lançou na emissora de Silvio Santos “Ô, Coitado!”, uma comédia de situação semanal ao lado de Moacir Franco, atingindo 31 pontos de Ibope. Em 2004 protagonizou junto com Matheus Nachtergaele o filme “Tapete Vermelho”, que lhe rendeu vários prêmios e abriu as portas da teledramaturgia. Em 2005, integrou o elenco de teledramaturgia da Record; na emissora ficou contratada por cinco anos e fez três novelas. Hoje está no ar com a série premiada “Pedro e Bianca”, de Cao Hamburger, na TV Cultura e viajando com seu novo solo “FILÓdáEMPREGO.COM.

“FILÓdáEMPREGO.COM” é o seu terceiro solo como a personagem. Estreou em Belo Horizonte em 2012 e passou por cidades do estado. Em janeiro último, cumpriu temporada em São Paulo; o espetáculo já foi visto por mais de 20 mil pessoas. A atriz comemora: “Fiquei seis anos fora do ar e longe do palco com a personagem e fui agraciada neste meu retorno com um público maravilhoso, de todas as idades e as classes sociais, e isto foi muito gratificante. Saber que a personagem conquistou e ainda conquista corações é um presente. Ficar em cartaz em Campinas é uma grande emoção, pois foi nesta cidade que eu viajei pela primeira vez com a personagem, em 1996, e fui muito bem recebida pelo público”.

Ficha técnica
Texto: Gorete Milagres
Direção: Eliana Fonseca
Cenário e figurino: André Cortez e Carol Bucek
Iluminação: Wagner Freire

SERVIÇO – Teatro Amil
Estreia: 5 de julho
Temporada: Até 28 de julho
Apresentações: sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h
Ingressos: R$ 40 (setor 2) e R$ 50 (setor 1)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário