ArtigosDestaques

“Abram alas pra criançada aqui brincaaaarrr”

Compartilhar

Por Cyntia Andretta

Foi a estreia do meu filho no Carnaval, ele tinha só um mês no do ano passado e achei que um mês somente era demais para levá-lo. É muito bom ver as crianças sem saber direito o que fazer, mas dispostas a compartilhar de um sentimento de alegria geral. Confiei demais no diz-que-me-diz e não pesquisei nada da programação. Falaram que a matinê seria na Praça do Coco, às 14h. Consegui chegar só às 15h, tinha muita gente já, mas nada de banda, de bloco ou de música qualquer. Até que uma menina viu minha sogra com meu filho e falou se não queríamos ir à loja Ninho, onde havia brincadeiras de Carnaval. Apesar de um espaço pequeno, fomos recepcionados muito bem, com uma bexiga cheia de um punhado de arroz, era um chocalho e o prenúncio do que viria. O pessoal da Pontuada, uma escola de música para crianças, animava a festa por lá. Vale a pena! Descobri que meu filho (com um ano) já consegue acompanhar o ritmo. Tentem incentivar quem tem criança em casa, é uma diversão.

Conforme foi enchendo o espaço, achei melhor voltar para a Praça do Coco, daí as Caixeirosas já estava a postos e lançando pequenos jatos de perfume, achei melhor levar meu filho para o final do bloco e seguir de lá. Gostoso estar no meio do povo, encontrar os amigos, cumprimentar os conhecidos e seguir atrás dos bonecos gigantes das Caixeirosas.

Pesquisei depois a razão do nome desse bloco. Caixeira é o nome dado para as mulheres que tocam tambor no Maranhão por ocasião da Folia de Reis. Como aqui também são mulheres que tocam tambor e saem claramente com uma proposta de resgate da raiz de nossas culturas, entendi os bonecos, as roupas, os tambores, a garota dançando frevo no início do bloco e a música. Ah, a música! Não era alta demais para as crianças, não assustava, mas convidava a gente para cantar, o trecho abaixo é o que decorei e não cansava de cantar, feito em grandes desfiles de Carnaval, em que o povo se anima e sai cantando o samba enredo.

O… O bloco das Caixeirosas chegou
O… Contagiando com seu perfume de flor
O… Abram alas Que o nosso bloco Vai passar
Abram alas Pra criançada Aqui brincar
Abram alas Que a alegria Está no ar
E as Marchinhas já vão Começar.. oooooo

Em um determinado momento, meu filho foi tomar leite e acabamos saindo na frente do bloco, o que foi uma alegria para ele, porque ele queria mesmo era andar entre as pessoas do bloco, animado como um folião que enfim aprendeu a pular Carnaval. Porque penso que Carnaval deva ser isso, a alegria e a inocência das crianças contagiando os adultos e mostrando que devemos respeitá-las. Não havia correria, havia segurança e, é claro, um pouquinho de espuma também, com o som dos pais de outras crianças dizendo “cuidado com ele, é pequenininho”, quando se referiam ao meu filho passando por entre as crianças que brincavam com a espuma.

Valeu gente, o primeiro Carnaval é muito marcante! Foi uma festa para provar que precisamos de mais e mais ações para nossos pequenos, a Praça do Coco ferve!

Festa para crianças de 0 a 100
Na visão de uma criança

Serviço:
Para quem quer seguir na folia: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/carnaval2014.php

Cyntia Andretta é jornalista e moradora de Barão Geraldo

Deixe um comentário