ArtigosDestaques

Tráfico Humano

Compartilhar

por José Antonio Jorge

Vivemos uma era conturbada pela corrupção dos costumes, violência, falta de ética e moral. Tudo isto acrescido do egoísmo, relativismo, consumismo exagerado, mentalidade carpe diem e fuga de compromissos definitivos. Violência sempre houve. Basta compulsar o capítulo 4º. do primeiro livro da Bíblia, Gênesis, onde encontramos o primogênito Caim, um jovem ciumento, invejoso matar seu irmão Abel, preferido por Deus por viver de forma virtuosa e temente ao Criador. Porém, hoje, o grau de perversidade do ser humano parece ultrapassar todos os limites toleráveis. Quando rezamos pedindo saúde, paz, logo acrescentamos ao rol de pedidos, a segurança. O dom mais precioso que recebemos de Deus é a vida, e precisamos zelar por ela desde o momento da concepção até os estertores finais de nossa existência!

O quinto mandamento da Lei de Deus é mais amplo do que se nos parece. Proíbe não só matar, mas tudo o que vá contra o Outro: ódio, inveja, maledicência, fofoca, inimizade, discórdias, brigas, vinganças, lutas, desejar mal a alguém, alegrar-se em ver os outros sofrerem, insultos…Não matamos a carne, mas sim a dignidade!

A Igreja, sempre preocupada com problemas sociais e com a convivência pacífica das pessoas, convida para a Campanha da Fraternidade (CF) 2014, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). O Texto Base da CF 2014 está focado no método: Ver, Julgar e Agir incluindo os seguintes tópicos:
1-) O tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho e as formas de enfrentamento ao tráfico humano,
2-) A iluminação no Antigo e Novo Testamento,
3-) Propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia e
4-) Histórico e sentido da Campanha da Fraternidade no Brasil.

No mundo urbano cada vez mais cresce o fator violência! Há pessoas que lembram com saudades a ditadura, preferindo sacrificar a liberdade pela segurança! O tráfico humano diz respeito ao uso de pessoas para fins ilícitos. A Campanha da Fraternidade 2014 procura identificar as práticas do tráfico humano em suas diferentes formas e denunciá-las como violação da dignidade humana.

Finalizando, lembro a declaração de Koff Anan, deixando a Secretaria da ONU, após uma gestão de 10 anos: “com frustração, deixo o mundo mais inseguro, mais faminto, valorizando menos os direitos humanos!”

José Antonio Jorge
Diácono da Arquidiocese de Campinas,
mestre em Teologia e Autor do Dicionário Informativo Bíblico, Teológico e Litúrgico.
joseajorge@hotmail.com

Deixe um comentário