Notícias

Prefeitura abre programação do “Outubro Rosa”

Compartilhar

No 1º domingo de outubro, a prefeitura lança o “Outubro Rosa” no Centro de Convivência Cultural

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, lançou no domingo, 1º de outubro, o “Outubro Rosa”, movimento mundial que tem como objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama. O evento aconteceu no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí, a partir das 9h45.

“A luta contra o câncer de mama é um trabalho incessante e é com muita alegria que identificamos uma maior conscientização em Campinas. O trabalho dos profissionais de saúde, dos voluntários e de todas as instituições compromissadas com a saúde da mulher está no caminho certo”, afirmou a primeira-dama Sandra Ciocci.

A abertura foi feita pelo coral do Grupo Primavera, composto por 15 meninas. O evento contou também, com venda de camisetas da caminhada do Outubro Rosa e serviços de orientação à saúde da mulher.

Integrantes do Clube dos Motociclistas fizeram a volta do Centro de Convivência com suas motos (alguns estavam vestidos com a cor rosa e outros com as motos enfeitadas).

Durante todo o mês haverá programação especial na cidade.

A partir de domingo o prédio da Prefeitura, o Castelo e os reservatórios de água Nova Campinas, São Vicente e Alto do Taquaral estarão iluminados por uma luz rosa.

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário