Notícias

Campinas recebe curso sobre a RenovaCalc na Unicamp

Compartilhar

O curso é voltado para profissionais que querem conhecer a ferramenta base para a determinação da Intensidade de Carbono de Biocombustíveis e tem sua 2ª edição na Unicamp em 13/09

A Fundação Espaço ECO®, a Embrapa Meio Ambiente e a Agroicone, promovem a 2ª edição do Curso de Capacitação na Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Realizado no Contexto do Programa RenovaBio, o curso é voltado para profissionais interessados em conhecer a RenovaCalc – ferramenta base para a determinação da Intensidade de Carbono de Biocombustíveis.

O curso de capacitação ocorrerá em Campinas (SP), na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 13 de setembro entre 9h e 17h30. Trata-se de uma oportunidade voltada à compreensão da metodologia de ACV adotada na avaliação do desempenho ambiental de biocombustíveis, com ênfase na categoria de impacto de Mudanças Climáticas, aplicável ao etanol, biodiesel, bioquerosene e biometano.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e estimular a competitividade na produção destas commodities, o curso, que obteve ampla aceitação em sua primeira edição, realizada na sede da Fundação Espaço ECO®,  ensinará o uso da RenovaCalc. A gerente de Sustentabilidade Aplicada da Fundação Espaço ECO®, Juliana Silva, explica a importância da metodologia ao destacar que ela tem sido utilizada por organizações para avaliarem a performance de seus produtos em atendimento à atual demanda do mercado em termos de sustentabilidade. “Pautar as tomadas de decisão em dados concretos gera maior assertividade às companhias e, consequentemente, todos ganham. O trabalho consiste em, cada vez mais, se atentar à evolução dos negócios, mas sempre com olhos adiante e respeitando todas as esferas que os compõe, os sustenta e dará o retorno efetivo”.

Já Marcelo Moreira, sócio da Agroicone destaca que “a calculadora mensura as emissões de Gases de Efeito Estufa do ciclo de vida dos biocombustíveis, gerando um índice de desempenho em g CO2eq/MJ de biocombustível. Logo, aqueles que apresentarem processos produtivos com menos emissão de carbono estarão em vantagem, mediante o proposto no Programa RenovaBio”.

O professor do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Joaquim Seabra, instrutor do curso e anfitrião desta edição do evento, comenta que “a ACV também tem sido utilizada no contexto de políticas internacionais para a avaliação da capacidade de biocombustíveis em mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa. Para isso é essencial a disponibilidade de ferramentas robustas e de fácil utilização para auxiliar os agentes e garantir a eficácia dos programas”.

Sobre o curso – Conteúdo

– A problemática das mudanças climáticas e seus impactos nos setores econômicos.

– Onde as cadeias de biocombustíveis influenciam?

– Avaliação do ciclo de vida: conceito, características e estrutura;

– A questão da mudança de uso da terra;

– Abordagens de contabilidade de carbono: diferenças entre inventários corporativos,

  inventários nacionais, intensidade e pegada de carbono;

– Legislações e protocolos internacionais: semelhanças e diferenças entre o RenovaBio;

– Explorando a RenovaCalc: da teoria à prática. Como inserir os dados na calculadora?

Local

Sala KE da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Campinas, SP.

Deixe um comentário