Notícias

Com Luiz Felipe Pondé, Café Filosófico CPFL discute a “epidemia de imaturidade”

Compartilhar

Fonte e texto: Assessoria de Imprensa

Vivemos uma epidemia de infantilização? A pergunta é levantada (e respondida) pelo filósofo Luiz Felipe Pondé no módulo de maio do Café Filosófico CPFL, que tem como tema “O mundo contemporâneo repleto de adultos infantis”.

A gravação da série de debates é aberta ao público, em Campinas, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Instituto CPFL (facebookyoutube e instituto cpfl ao vivo).

Curador da série, Pondé conversa com o público nesta sexta-feira, 03/05, às 19h. O encontro vai discutir “O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas”.

Segundo Pondé, o amadurecimento é cada vez mais raro nos dias atuais: os jovens adiam sair de casa, ser autossuficientes financeiramente, sustentar vínculos afetivos e ter filhos. O objetivo do módulo é discutir essa “epidemia de imaturidade” como sintoma de um mundo contemporâneo inconsistente.

“O mundo do marketing descobriu que o recurso mais escasso da vida é o significado dela. Num mundo entediado pela longevidade, a significação se dissolve como num ácido. O futuro é uma sociedade de consumo de significados para consumidores sem nenhum significado”, afirma o curador.

Colunista da Folha de S.Paulo, Pondé é filósofo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autor de, entre outros, “Os Dez Mandamentos (+ um)” e coautor de “Por que virei à direita” (ambos pela Três Estrelas).

Ao longo do mês, o Café Filosófico CPFL vai discutir o tema a partir de questões como data science e nova ciência social, espiritualidade e a psicanálise.

Confira a programação:

03/05 | sex | 19h
O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas

com Luiz Felipe Pondé, filósofo, professor e colunista da Folha de S. Paulo


10/05 | sex | 19h
A data science como a nova ciência social definitiva
com Kaike Nanne, jornalista da Bites, empresa especializada em data science e análise de comportamento 

17/05 | sex | 19h
A espiritualidade inconsistente: Deus como mercadoria
com Ed René Kivitz, teólogo, pastor e mestre em ciências da religião  

24/05 | sex | 19h
A agonia do amadurecimento
com Danit Pondé, psicanalista winnicottiana e doutora em filosofia pela Unicamp

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário