Notícias

Nova fase do concurso da Guarda Municipal começa na segunda-feira, 30

Compartilhar

A avaliação psicológica para porte de arma é etapa eliminatória e a última antes do Curso de Formação da Academia.

Tem início, na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, mais uma fase do concurso da Guarda Municipal. Na convocação, publicada no Diário Oficial do dia 26, os candidatos têm acesso à data e horário da avaliação psicológica para porte de arma. Esta é a última fase do concurso antes do Curso de Formação da Academia.

A avaliação dos candidatos será feita na Vitale Clínica de Psicologia, até 3 de fevereiro. Os candidatos devem comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência, munidos de documento oficial e original de identidade ou a versão digital e oficial com QR Code. Também é recomendado o uso de máscara.

“Esta etapa é eliminatória. Os candidatos devem ficar atentos à data e horário em que a avaliação será aplicada, porque quem não comparecer ou chegar atrasado será automaticamente eliminado do concurso”, explicou Juliana Miorin, coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção.

A avaliação psicológica para porte de arma terá duração de cerca de 3 horas. Haverá entrevista e testes psicológicos, conforme regulamenta o Conselho Federal de Psicologia.

Juliana também orienta que os candidatos fiquem atentos quanto a equipamentos eletrônicos e outros materiais proibidos durante a aplicação do exame. “Os candidatos só podem utilizar o que for fornecido pelo profissional que aplicará o teste. Quanto aos equipamentos eletrônicos, eles devem permanecer desligados e, se possível, sem bateria durante toda a avaliação”, explicou.

Entre as características que serão avaliadas estão os aspectos cognitivos, traços de personalidade, juízo crítico e comportamento, indicadores como atenção, autocontrole, empatia e equilíbrio e indicadores restritivos, ou seja, reações relacionadas a transtornos diversos.

Concurso

O concurso público para a Guarda Municipal foi homologado em 2021. Ao todo são 100 vagas autorizadas até o momento, sendo 80 GM masculinos e 20 GM femininos.

Os candidatos já passaram por prova objetiva; exame antropométrico, prova de aptidão física, avaliação psicológica para o perfil do cargo, exame médico e pesquisa social. Os aprovados em todas essas etapas farão a avaliação psicológica para porte de armas. Por último, antes da nomeação como servidores, os aprovados devem fazer o curso de formação, que também é eliminatório.

O salário inicial do Guarda Municipal é de R$ 3.165,85, além do adicional de risco de vida. Os admitidos também têm direito ao auxílio alimentação de R$ 1.350,00. Os Guardas Municipais têm um plano de cargos e carreira específico. Atualmente, a corporação conta com cerca de 700 profissionais.

Serviço

Convocação para a avaliação psicológica para porte de arma

Data da convocação: 26 de janeiro

Onde consultar: Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/ ) e link Concursos e Empregos

Data e horário da avaliação: consultar a convocação.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Deixe um comentário