Notícias

Vizinhos da Mata de Santa Genebra terão orientação sobre estiagem

Compartilhar

Ação distribuirá cerca de 1.500 folhetos a moradores da região da Mata com o objetivo de prevenir incêndios florestais

Moradores do entorno da Mata de Santa Genebra, no Distrito de Barão Geraldo, receberão orientações sobre a Operação Estiagem em Campinas, cuidados com a saúde e para evitar incêndios e queimadas. A ação ocorre neste sábado, 13 de maio, a partir das 9h. Será promovida pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, e pelo Comitê Gestor da Operação Estiagem, coordenado pela Defesa Civil de Campinas. A expectativa é que sejam entregues 1.500 folhetos explicativos à população.

Diversos bairros serão contemplados na atividade. O objetivo é informar e preparar a população para se proteger durante o período da estiagem, entre maio e setembro, quando aumentam os riscos de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas. Iniciada em 1º de maio, a Operação Estiagem em Campinas intensifica as ações de prevenção e monitoramento de incêndios. A região da Mata de Santa Genebra, que é uma unidade de conservação, é uma das prioridades.

Segundo o presidente da FJPO, Cidão Santos, realizar essa conversa de orientação com os vizinhos da Mata também é uma forma de proteger a floresta. “Dentro das nossas atividades de educação ambiental, precisamos também olhar para os nossos vizinhos, os moradores do entorno da Mata para que sejam vigilantes, evitem jogar cigarros ou fósforos acesos às margens da Mata; fazer qualquer tipo de queimada, inclusive fogueira; e acionar as autoridades competentes se avistar incêndios”, afirma Santos.

Para o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, poder realizar essa atividade interativa é muito importante para a efetividade das ações. “A participação comunitária na prevenção de incêndios no entorno da Mata de Santa Genebra é fundamental tanto para os moradores quanto para a proteção desse fragmento florestal”, disse.

A Mata tem desenvolvido ações integradas aos demais órgãos da Prefeitura para se preparar para o combate de incêndios florestais que possam ocorrer neste período. Nesta época do ano, a Fundação realiza esquema de plantão com rondas preventivas no território da Mata, mantém equipe de sobreaviso para acionamentos 24 horas por dia nos sete dias da semana e também amplia treinamentos e reciclagens dos profissionais da unidade. Equipe local participou, por exemplo, de treinamento prático com o Corpo de Bombeiros no dia 3 de maio no Parque Ecológico. A Mata também recebeu reforço de equipamentos. Leia mais aqui.

Moradores que flagrem algum tipo de incêndio podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199. Atividades criminosas de incêndio também podem ser avisadas à Guarda Municipal pelo 153.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Deixe um comentário