Gastronomia

A 25ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Campinas recheada de propósito

Compartilhar

Os lacres das latinhas serão destinados à campanha de cadeira de rodas da Casa da Criança Paralítica e o dinheiro arrecadado com a com a reciclagem das latas para o Centro Boldrini

Em seu sétimo ano de jornada, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega à Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), em Campinas/SP, no primeiro final de semana do mês de junho. Das 18h de sexta feira (2/6) às 22h de domingo (4/6), o evento que honra a cultura caipira contará com 37 operações gastronômicas e 11 atrações culturais, entre apresentações musicais e de dança, que se revezarão no palco principal da festa. No domingo, como ocorre tradicionalmente a partir do meio-dia, haverá apresentação da Orquestra de Viola de Valinhos e entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida – o Momento de Fé que tanto emociona o público. Além de ratificar seu compromisso com as tradições “da roça” e a culinária regional de raiz, a marca assinala, nesta que é sua 25ª edição, a responsabilidade com um presente mais sustentável.

“Em 2023, temos o compromisso de implantar ações que impactam pessoas e meio ambiente. Elas serão gradativas e comporão a itinerância, beneficiando os locais por onde passarmos. Geramos uma imensa de quantidade de latinhas e garrafas que, a partir de agora, serão entregues em postos de reciclagem locais para serem revertidas em fundos em prol de instituições daquela cidade”, explica Renata Meneghetti Tannuri, idealizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra e diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000.

Em Campinas por exemplo, os lacres das latinhas serão destinados à campanha de cadeira de rodas da Casa da Criança Paralítica e o dinheiro arrecadado com a com a reciclagem das latas para o Centro Boldrini. Ao lado de cada bar, o visitante terá a oportunidade repensar seus resíduos, bem como na área de coleta ao lado do palco.

“Um segundo objetivo que temos para este Circuito 2023 é incentivar nossos expositores a trabalharem com porções de diferentes tamanhos. Além de proporcionar ao visitante a possibilidade de provar mais de uma iguaria, também evitamos o desperdício”, afirma Renata.

Entre as opções gastronômicas, destaque aos pratos feitos em fogo de chão, em disco de arado, na parrilla e nos defumadores, que lembram aquelas receitas de família tradicionais e fortalecem a nossa cultura caipira. As delícias do Festival Gastronômico Sabores da Terra estarão distribuídas em três alamedas: doce, salga e dos produtores. Há uma área kids com brinquedos e atrações infantis para os pequenos. E, ainda, uma loja de souvenirs da marca.

Cozinha Show

A fim de compartilhar conhecimento e engajar o público a se conectar com ações pelo não-desperdício, esta edição campineira contará com aulas e workshops gratuitos com chefs, cozinheiros e produtores. As aulas serão ministradas no sábado e no domingo à tarde (das 13h às 17h) por professores e convidados do Centro Universitário UniMetrocamp, instituição parceira do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra.

No início da programação, em ambos os dias, haverá um bate-papo descontraído sobre a temática do circuito 2023 (não[1]desperdício); e, ao final dos dois dias de encontros educativos, uma aula especial, e desafiadora, baseada em práticas culinárias sustentáveis. Uma oficina de horta para as crianças também está prevista, sob coordenação do produtor Sérgio Donófrio, da Calusne Farms, no domingo.

“As aulas serão baseadas em uma jornada circular, ou seja, olhar para o produto e para a gastronomia de ponta a ponta. Absorver tudo que o alimento pode nos trazer, da saudabilidade ao sabor. Vamos explorar alimentos como a banana, o milho, as PANC e a mandioca, tão “comuns” e trazer novas dinâmicas para a edição deste ano”, adianta Caio Nunes, coordenador pedagógico em gastronomia no Centro Universitário UniMetrocamp.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo site do evento (ingressos gratuitos, via Sympla). No horário da aula, o inscrito deve comprovar sua inscrição e doar um quilo de alimento não perecível.

Um caipira conectado

Em março deste ano, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra colocou no ar seu novo vídeo institucional e site. Na edição campineira, esses materiais institucionais serão apresentados ao público e, a partir de julho, integrarão um espaço interativo e recheado de memórias sobre a história da marca bem como de referências ao peculiar universo do caipira.

As peças de comunicação resgatam a identidade da marca e de seus participantes. O vídeo institucional de 8 minutos traz cenas marcantes de diversas edições realizadas até 2023 e reúne dados relevantes entremeados de saudade. “Achei o vídeo sensacional. Há pessoas compromissadas com a originalidade caipira. E o que é ser caipira “original de fábrica”? É ser e ter perfeição naquilo que faz”, comemora Márcio Frizarim, coordenador de segurança do festival, ao assistir ao material pela primeira vez.

“Contribuir para a construção desse vídeo que reúne seis anos desse filho que é o Sabores da Terra, mexeu com memórias adormecidas e trouxe lembranças que me ajudaram a ficar mais forte para seguir em frente. O maior desafio foi reunir os dados e números. Tive que colocar a cachola para funcionar, literalmente. E o site pronto é um misto de sonho realizado com alívio, pois perdemos boa parte do conteúdo do nosso site antigo. Em julho de 2022, iniciamos este novo projeto”, comemora Renata Meneghetti Tannuri, idealizadora do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. Relações públicas, ela é, também, diretora da Elo Produções, que realiza esse e outros eventos culturais no Interior paulista desde 2000.

A curadoria do extenso acervo imagético ficou a cargo de Rodrigo Leitão, videorrepórter e vídeo maker à frente do projeto Missão Gastronômica, parceiro de longa data do projeto. É dele, também, a montagem e a edição de som e de imagens. O conceito, o roteiro, a direção e a edição de textos levam a assinatura da jornalista Érica Araium, idealizadora do projeto Diálogos Comestíveis. Desde 2022, ela presta consultoria de branding e cuida dos textos institucionais da marca. Lincoln Machado e Luciano Negreiros, que também integram o time de comunicação de Sabores da Terra, zelaram pelas artes e pela programação do site, respectivamente. As imagens são de diversos fotógrafos e cinegrafistas, com destaque a Guillermo White e Marcelo Malorod.

Além de trazer dados sobre a agenda do Circuito 2023 do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, informações sobre as edições em curso e anteriores e links úteis sobre produtores e parceiros, o site também facilita o acesso a inscrições para as aulas show nos municípios em que a Cozinha Show estiver ativa. O design e os conteúdo reforçam o #OrgulhoDeSerCaipira, mote do festival, bem como o posicionamento da marca: “Somos todos caipiras”.

Depois de Campinas, o festival segue para Jaguariúna (Estação Jaguariúna), entre os dias 9 e 11 junho.

Esse tár de Sabores da Terra

Um dos textos novos do site traz a dimensão do projeto: “Se miorá, miora!”. “Imagine ter um filho de seis anos com 23 festas no currículo! É gente pra dedéu pra reconhecer, conquista demais pra agradecer – e tombos que deixaram marcas importantes e fizeram a gente sorrir e, claro, levantar”, diz o início do texto, que tem alma caipira e bom caipirês nas veias. Aliás, há uma página inteira dedicada ao caipirês – o jeito de ser e estar no mundo do “caipira” também se revela nas expressões.

No site e no vídeo, menções a momentos importantes como a “1ª Feirinha dos Produtores” (Indaiatuba, 2016), o “Porco na Fornalha da Maria Fumaça”, (Jaguariúna, 2017) e a chegada dos caipiras à capital paulista e ao Memorial da América Latina (São Paulo, 2022).

Lançado em 2015, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega à 25ª edição. Paulínia/SP foi a cidade eleita para abrir o circuito 2023, em março. Sabores da Terra pretende percorrer 10 municípios, com a possibilidade de atingir a marca de 14 edições neste ano, a depender da demanda. O evento, que já percorreu 13 cidades do interior do Estado de São Paulo, tem o propósito de fomentar a cultura caipira através da gastronomia e promover pequenos produtores e artistas locais e regionais. Hoje, ele é considerado o maior encontro de gastronomia de raiz do interior de São Paulo e já atraiu mais de 300 mil pessoas.

Conectado, o caipira sabe que é “pra frente é que se anda”. E como mostrar às novas gerações tão antenadas e imediatistas esse universo das coisas simples e tão naturais? Os idealizadores do festival já estão matutando um espaço interativo que deve estrear na edição de Indaiatuba/SP (de 16 de junho a 9 de julho). “Pensamos em um espaço interativo, moderno, onde haverá imagens e sons e um local de descompressão, um convite a respirar, sentir e tocar. No Caipiraverso você pode até entrar com pressa. Em bom caipirês, a ideia é lembrar as pessoas que é devagar e sempre que se chega lá.

“O Sabores da Terra nasceu, criou valores, passou por altos e baixos, mas segue crescendo. O que me conforta é saber que, diferente de uma pessoa que tem o fim como uma certeza, esse gigante projeto não carrega essa prerrogativa, porque sempre haverá uma nova geração precisando ser tocada por esse nosso jeito simples de ser, precisando sentir o nosso orgulho de ser caipira”, resume Felipe Galvão, produtor operacional do evento.

SERVIÇO
Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – 25ª edição
dias 2, 3 e 4 de junho
Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) – acesso pelo portão 5.

Deixe um comentário