Notícias

Chef Decor homenageia a alta gastronomia

Compartilhar

Em sua nova edição, evento desafia profissionais de arquitetura e design a homenagearem chefs que marcaram suas vidas

A sexta edição do Chef Decor, evento anual que movimenta a cena gastronômica da região, tem início essa semana e os quatro chefs amadores, que atuam no segmento de arquitetura e design, escolhidos para disputarem o título de Chef Decor 2023, serão: Otto Felix, Celso Laetano, Fernanda Catarine e Greice Souza.

Com o título “Chef Decor Inspirações”, essa edição traz homenagens a grandes chefs nacionais e internacionais. Dessa vez, os participantes serão desafiados a usar como referência nos seus cardápios, algum chef profissional que marcou suas memórias gastronômicas, em inspirações que serão levadas aos seus pratos durante os quatro jantares.

“A gastronomia tem muito a ver com referências. E, para a pessoa conseguir ter uma visão ampla da cozinha, ela precisa experimentar bastante, seja para conhecer novos  sabores ou para descobrir formas diferentes de explorar os ingredientes”, explica Lenine Faria, da Prosa Comunicação, agência que idealizou o Chef Decor. “Os chefs profissionais são pessoas que sempre desafiam nosso paladar e nos levam para lugares inusitados com sua arte. Por isso, nada mais justo que fazermos uma homenagem a eles”.

O lançamento do Chef Decor foi ontem (06/06), apresentado pela Neolith no Seo Rosa Cambuí. O evento terá continuidade com os quatro jantares, que serão realizados, de forma intercalada, na flagship jaderalmeida e na construtora Plaenge, nas noites de 19/06, 26/06, 03/07 e 10/07. A final será apresentada pela Ornare, dia 18/07, em São Paulo, no espaço de eventos do renomado blog gastronômico “Do Pão ao Caviar”.

Experiência visual, sensorial e afetiva

O arquiteto Otto Felix antecipou que trabalhará em seu cardápio sob a influência e inspiração do argentino Francis Mallmann, um dos mais conhecidos chefs da América Latina, conhecido como o mestre dos fogos e uma verdadeira instituição por sua inovadora metodologia culinária. “Pensamos em trabalhar com o fogo, em uma proposta mais comunitária, com todos juntos, reforçando esse conceito de ancestralidade”, antecipa.

“Entendo que a comida não é somente sobre os seus sabores, mas também sobre a experiência visual, sensorial e afetiva que os ingredientes proporcionam“, conta uma das participantes desta edição, Fernanda Catarine. A designer escolheu a culinária grega pelo afeto familiar, já que possui descendência daquele país e terá como inspiração a renomada Chef Mariana Fonseca, dos restaurantes Myk, Kouzina e Fotiá. “Sempre tive contato com este universo, porém, a oportunidade de conhecer a culinária grega mais contemporânea só aumentou a minha paixão”.

Outra participante, a designer Greice Souza, acredita que poderá mostrar a sua essência, o que a inspira e traz para os seus trabalhos. Por isso, sua escolha como homenageada será a Chef Angelucci Figueiredo, a “Preta”, do Restaurante da Preta, que fica na Ilha dos Frades, em Salvador (BA). “A minha escolha é porque Preta eleva a Bahia, tira do estado originário, sai do óbvio nas misturas dos pratos com ousadia e nas combinações dos temperos. Ela valoriza a essência na comida, mas ousa misturar e é o que eu faço também no meu trabalho, ousando em novas combinações, de uma forma respeitosa, saindo do óbvio, mas trazendo sua origem e essência”.

Já o participante e arquiteto Celso Laetano, aguarda ansioso pelo que ele chama de “desafio delicioso”. Para ele, “amigos, comida e experiências nos acolhem e estreitam os laços”. Yotam Assaf Ottolenghi, mais conhecido como Ottolenghi, é o chef fonte de inspiração de Celso para esse evento. Nascido e criado em Israel, proprietário de restaurantes em Londres e autor de vários livros de culinária, é um amante dos vegetais, sendo até conhecido como “encantador de vegetais”.

Sobre os jurados e as novidades

O chef Emerson Donadon, da Amaô Gastronomia, que participa do júri técnico desde a primeira edição, está ansioso em avaliar o desempenho dos profissionais, que costumam explorar conceitos de suas áreas de atuação, que é a arquitetura e o design de interiores, na hora de preparar seus pratos. “Dessa vez, a responsabilidade aumenta e o desafio será ainda maior, porque eles vão se inspirar em chefs reconhecidos por sua competência e estilo”, antecipa Donadon.

“A culinária é um talento que requer dedicação e esforço contínuo. O chef deve experienciar a alquimia de ingredientes junto ao conhecimento e referências que reuniu ao longo da vida, sempre pensando no resultado final”, explica o chef.

A fotógrafa, especializada em gastronomia, e influenciadora digital, Carol Mezzalira, da Senhorita Gourmet, será a nova jurada técnica do Chef Decor 2023, juntamente com o chef Emerson Donadon. Tendo sido jurada de outros concursos gastronômicos, como o Veja Comer & Beber, sua missão será a de provar os pratos preparados pelos quatro chefes e pontuá-los conforme os critérios tempo, técnica, criatividade, sabor e harmonia do cardápio.  “Sinto-me extremamente honrada em poder participar como jurada do Chef Decor, evento gastronômico de tamanha relevância, ao lado de um chef renomado, como Emerson Donadon. O novo slogan do Senhorita, “comida, diversão e arte”, encaixa-se perfeitamente no conceito do evento”.

Para ela, “da mesma forma que a arquitetura cria ambientes que despertam sensações de prazer, proteção e acolhimento, a apresentação de um prato é capaz de nos instigar de forma muito parecida. Além disso, o ambiente onde fazemos as refeições é parte da experiência gastronômica como um todo, de forma que arquitetura e gastronomia, ao meu ver, têm uma relação simbiótica em diversos aspectos. Julgar pratos feitos por arquitetos e designers é juntar duas das minhas maiores paixões em um único momento. Sou muito fã destas profissões, além de apaixonada por gastronomia”.

A decoração das mesas e o empratamento já foram premiados em outras edições do Chef Decor mas, este ano, serão dois quesitos avaliados pela dupla que irá compor o júri estético, designado especialmente para esta análise: Luis Roberto de Castro Rios, designer de interiores e artista plástico, e Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas. Como outra novidade, a La Table Prête é quem irá fornecer os acessórios de decoração para a mesa posta dos jantares.

Outras experiências desta edição

Como já se tornou tradição, esta edição contará com a harmonização de vinhos com os menus, desenvolvida pela Decanter Campinas, marca referência para os apaixonados pela bebida, que reúne centenas de rótulos importados, selecionados por grandes especialistas. O evento contará ainda com cafés gourmets, assinados pelo Café Kurubi, que possui plantações em Pedregulho, na famosa região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo.

Confira a agenda completa do Chef Decor 2023

A cada etapa, um dos profissionais, com data a ser sorteada, irá preparar um menu completo, composto de entrada, prato principal e sobremesa, para degustação do júri e de um seleto grupo de convidados.

Cada jantar, além da abertura e encerramento, acontecem semanalmente, sendo apresentado pelas marcas anfitriãs do Chef Decor.

Lançamento – 06/06 – Neolith no Seo Rosa Cambuí

Jantar 01 – 19/06 – Fernanda Catarine na Plaenge

Jantar 02 – 26/06 – Celso Laetano na jaderalmeida Campinas

Jantar 03 – 03/07 – Greice Souza na Plaenge

Jantar 04 – 10/07 – Otto Felix na jaderalmeida Campinas

Grande Final – 18/07 – Ornare na Casa Do Pão ao Caviar (São Paulo)

Os arquitetos e designers indicados ao Chef Decor 2023 são:

Otto Felix, Celso Laetano, Fernanda Catarine e Greice Souza.

O Chef Decor 2023 será escolhido no dia 18/07, com anúncio nas redes sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário