Destaques

Ação mobiliza população para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Compartilhar

A Fundação FEAC, por meio dos programas Enfrentamento a Violências e Cidadania Ativa, fará no dia 18 de maio, das 8h às 13h, na praça Rui Barbosa, centro de Campinas, uma mobilização contra a violência sexual que atinge crianças e adolescentes.

A data é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e dá visibilidade à causa que surgiu após a morte da menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que chocou o Brasil em 1973 quando foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune. Hoje, mais de 76,5% dos casos de violência sexual no Brasil ocorreram contra crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Segundo Natália Valente, líder do programa Enfrentamento a Violências, a ação pretende levar informações para pessoas sobre o que é o dia 18 de maio e a importância do engajamento para a proteção de crianças e adolescentes no combate à violência sexual. “Nosso objetivo é dar visibilidade para a causa, levando informação sobre o tema, os canais de denúncia e a importância do engajamento da sociedade em prol da proteção de crianças e adolescentes”, explicou.

Ação

O programa Cidadania Ativa, por meio do Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) realizou uma edição especialmente para preparar voluntários no dia 15 de maio.

Somente os voluntários credenciados que participaram do treinamento do Motiva poderão participar do Mutirão Voluntário (MUVO), que fará parte da ação do dia 18 de maio por meio do trabalho voluntário, que além de informar a população sobre a causa, também contará com pintura de rosto, entrega de balões para as crianças e incentivar postagens com hashtags do evento.

Além da mobilização que será feita, haverá atrações culturais como dança, apresentações musicais, zumba, capoeira, taekwondo e grafite, tenda de informações sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de brincadeiras e a entrega de brindes para quem responder perguntas relacionadas ao tema da ação. Haverá também distribuição de pipoca e picolé ao longo do dia.

A iniciativa da FEAC tem parceria da Prefeitura Municipal de Campinas por meio do Transforma Campinas e da Secretaria Municipal de Educação; do Crami; da AEDHA; do CMDCA; do Conselho da Cultura de Paz; e da Reprolatina e Geração Underground.
A ação na praça faz parte da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que a FEAC realiza durante todo o mês de maio em suas redes sociais.

Serviço
Ação de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: sábado, 18 de maio
Horário: 8h às 13h
Local: Praça Rui Barbosa, Centro, Campinas (atrás da Catedral, próximo à rua 13 de maio)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Feac

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário