Cultura

Clássico infantil “A Bela Adormecida” estreia no Teatro Amil

Compartilhar

 

Estreia no dia 2 de novembro o espetáculo infantil A Bela Adormecida. É a nova montagem da produtora Conteúdo Teatral e RDP Marketing Cultural, com texto de Fábio Brandi Torres e direção de Paulo Henrique Jordão. Inspirada no conto original de Charles Perrault, a montagem traz as canções de vários desenhos animados do estúdio Walt Disney.

A peça conta, com muito humor, a história da princesa Aurora que foi amaldiçoada no dia do seu nascimento por uma fada cruel chamada Carabosse, que não havia sido convidada pelo rei para a festança no castelo. No seu aniversário de 15 anos, Aurora está fadada a espetar o dedo no fuso de uma roca de fiar e cair em sono profundo. Para se livrar da maldição Aurora terá que receber um beijo de verdadeiro amor.

A montagem da produtora Conteúdo Teatral tem a fantasia de um dos contos mais conhecidos do universo infantil, mas também busca um diálogo com o mundo contemporâneo. Esta proposta se inicia no texto, que apresenta uma princesa com muita personalidade. Embora tenha sido prejudicada por Carabosse, ela não assume o papel de vítima e é capaz de tomar atitudes para mudar o seu destino. Ela pensa, questiona a própria história e interfere no rumo dos acontecimentos. Isto acontece quando a vilã tenta mais uma vez fazer maldade e encontra na princesa uma forte oposição. “A princesa fica com o príncipe porque há afinidade entre os dois, que formam o seu próprio reino. Eles se tornam responsáveis e há um amadurecimento”, comenta o diretor Paulo Henrique Jordão.

O diretor explica que a escolha da atriz Michelle Zampieri para o papel de princesa se deu justamente porque ela tem personalidade forte. “O temperamento dela não é de uma pessoa ingênua. Além de atriz, é também cantora e o estilo dela é rock. A atriz é bonita, mas do jeito dela, não tem a imagem estereotipada e típica de princesas de contos de fada”, diz. O elenco tem também os atores Ian Soffredini (Príncipe/Trovador), Eliane Rossetto (Fada Lilás), Fausto Franco (Rei/Eremita) e Marta Caetanno (Fada Carabosse).

A fidelidade à versão mais conhecida do clássico é mantida. A peça mexe com sentimentos, como vaidade, inveja e raiva. Também valoriza a amizade e a solidariedade. Tudo isto com muito humor e um toque especial dado pelas músicas de diversos desenhos animados da Disney. O repertório tem “Salve a Princesa Aurora” e “Era uma vez um sonho” (do desenho A Bela Adormecida), “Somente o Necessário” (Mogli – O Menino Lobo), “O que eu quero mais é ser rei” (O Rei Leão) e “Corações Infelizes” (A Pequena Sereia), entre outras músicas que formam um medley. O diretor explica que decidiu fazer esta brincadeira porque as letras das canções tratam de assuntos universais e podem ser relacionadas às situações do conto A Bela Adormecida.

 

 

SOBRE A MONTAGEM

A montagem da peça A Bela Adormecida tem a qualidade de produção já mostrada pela produtora Conteúdo Teatral em outros projetos, como o musical Um Violinista no Telhado, Os Saltimbancos, A Pequena Sereia, Grandes Pequeninos e Enquanto Isso…, além de outras peças que ocuparam a pauta do Teatro Folha e do Teatro Amil. O objetivo principal da nova montagem é utilizar a temática do espetáculo como conteúdo educacional e proporcionar uma experiência teatral num espetáculo de qualidade.

A direção musical de Gian Gerbelli se inspirou no universo clássico, mas sem perder de vista arranjos contemporâneos, feitos exclusivamente para a montagem. O cenógrafo Heron Medeiros também seguiu a mesma linha de trabalho, sugerindo um ambiente que tem referências da idade média, mas tomando liberdade criativa para fazer um cenário rico em detalhes artesanais.

Os figurinos, da mesma forma, apresentam desenhos que lembram o vestuário de personagens medievais. Mas como não há preocupação em fazer reconstituição de época, a forma subverte com detalhes assimétricos, como, a gola do vestido de Aurora. Em uma das cenas a princesa aparece usando uma calça legging de tecido texturizado, que é uma peça de vestuário incomum para a personagem. Carabosse também usa calça com sobreposição de uma saia curta. No figurino do príncipe há detalhes que mesclam traços da época medieval, com toques contemporâneos, como zíper usado de forma aparente.

 

SOBRE A DIREÇÃO

 

O ator e diretor Paulo Henrique Jordão é formado em Artes Cênicas, pelo Conservatório de Tatuí. Recentemente atuou nos espetáculos Equus, direção de Alexandre Reinecke; Bixiga, o musical, direção de Mario Masetti; Beterrabas, Segredos e Patacoadas; dirigido por Rita Ivanoff, O Soldado e o Sacristão; direção de Jairo Mattos, Nunca Se Sábado, direção de Isser Korik. Integra o elenco do programa Escola 2.0 da TV Cultura desde 2008. Fez assistência de direção para os espetáculos de Isser Korik: O Mala, de Larry Shue; A Pequena Sereia, de Fabio Brandi Torres; Grandes Pequeninos musical de Jair Oliveira e a trilogia Enquanto Isso… de Alan Ayckbourn. Atualmente é assistente de Roberto Lage, na direção dos espetáculos E o Vento não Levou, Francesca e Tic Tic Tati show musical da cantora Fortuna. Dirigiu vários espetáculos, dentre eles: Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato; Adeus Fadas e Bruxas, de Ronaldo Ciambroni; Um elefante incomoda muita gente, Dom Chicote Mula manca, de Oscar Von Pfuhl e outros.

 

SOBRE O AUTOR

 

Fábio Brandi Torres é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Anhembi Morumbi. Em 2004, foi indicado como melhor autor ao Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro, pelo espetáculo A Matéria Dos Sonhos. Em 2006, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor pelo espetáculo O Mata-Burro, dirigido por André Garolli. Em 2007, assinou o texto de Ritual Íntimo, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz, que estreou no Centro Cultural São Paulo, com direção de Marcelo Braga e Marcelo Denny. Também assinou os textos Na Cadeira Com Os Pés Na Varanda, Ciranda das Flores, indicado em 2 categorias do Prêmio FEMSA 2009, incluindo Melhor Texto Original. Neste mesmo ano, também assinou a adaptação de A Pequena Sereia, com direção de Isser Korik. Em 2010, foi um dos nove dramaturgos convidados a escrever para o espetáculo Te Amo São Paulo e seu texto Vão Livre foi dirigido por Caco Ciocler. Neste mesmo ano, assinou o texto do musical infantil Grandes Pequeninos, com direção de Isser Korik.

 

SOBRE O ELENCO

 

Ian Soffredini cursou The Academy of Creative Training – Brighton, na Inglaterra, em 2009. De 2010 a 2011, cursou na Foundation in Acting Course at Arts Educational School London, credenciado pela British Council. Em 1998, ainda criança, foi ator convidado nos espetáculos: Vacalhau e Binho, de Zé Fidélis e Vacalhau e Binho2 – Curso Abançado, de Carlos Alberto Soffredini. Na sua carreira, destaque para Nunca Se Sábado (2006), de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert Sarrumor e Isser Korik; e Revistando 2006 (2007), de Mário Viana e Fábio Torres. Integrante do Núcleo EsTeP (Estética Teatral Popular) atuou em Minha Nossa!, de Carlos Alberto Soffredini. Atuou e dirigiu no projeto Nunca se Sábado. Em 2012, estreou a peça Espontânea, com temporada no Espaço Parlapatões, Teatro Folha e Teatro Amil, em Campinas.

Eliane Rossetto é formada pelo Teatro Escola Macunaíma. É atriz, bonequeira, diretora, professora e produtora teatral. Com 23 anos de profissão, já trabalhou em TV, cinema e com grandes companhias. Dentre os principais trabalhos realizados como atriz, destacam-se Pequeno Retábulo de D. Cristóvão, de Federico Garcia Lorca e direção Hugo Vilavicenzio; Rasto Atrás, de Jorge Andrade e direção Isabel Setti; O Sheik Branco, de Federico Fellini e direção Gabriela Rabello; Irmão Grimm, Irmão Grimm, de Luis Duarte e direção de Marcus Cardelíquio; Ufa! Que Perigo, de Augusto Francisco e direção Marco Ricca, entre outros trabalhos. Atualmente é integrante das Cias “Pompa Cômica”, “Atlântica de Teatro de Bonecos” e do Coletivo Commune.

Fausto Franco é formado pela Escola de Arte Dramática pela USP, em 1989. Com 22 anos de carreira seus principais trabalho foram Enlace a Loja do Ourives, direção Roberto Lage; o musical Villa Lobos das Crianças, direção Iacov Hillel; Bixiga um Musical na Contra Mão, direção Mario Masetti; O Mentiroso, direção Maria Eugenia de Domenico; A Flauta Mágica, direção Roberto Lage; O Noviço, direção Stephan Yarian. Na televisão participou dos programas da TV Cultura Senta que lá vem comédia; Casa de Orantes, direção Adriano Stuart, e Este Ovo é um Galo, direção de Beth Dorgam.

 

Michelle Zampieri é formada pela Escola de Atores Wolf Maya, em São Paulo. Trabalhou nas peças Nos Embalos da Jovem Guarda Show, de Marllos Silva; Carlos Gomes – Sangue Selvagem, de José Renato, Curto Circuito, de Pablo Diego. Ela também é dubladora em seriados de TV, desenhos animados e filmes.

Marta Caetanno trabalhou nas peças Olhos Verdes do Ciúme, direção Marco Antonio Braz, como assistente de direção e atriz; Bixiga – Um Musical na Contra Mão, direção Mario Masetti; Carlos Gomes – Sangue Selvagem, direção José Renato; Hair, direção Iacov Hillel. Participou do Coral da USP durante seis anos, sob regência do Maestro Andre Juarez, com repertório spiritual tradicional e música popular brasileira; Na TV, apresentou por um ano o quadro de moda no programa Atualíssima, pela TV Bandeirantes

 

FICHA TÉCNICA

Direção e Iluminação: Paulo Henrique Jordão

Assistência de direção: Luzia Meneghini

Supervisão Artística: Isser Korik

Elenco: Eliane Rossetto, Fausto Franco, Ian Soffredini, Marta Caetanno e Michelle Zampieri

Direção Musical: Gian Gerbelli

Cenário: Heron Medeiros

Concepção de figurinos: Luciano Ferrari

Produção de figurinos: Elen Zamith

Preparação Corporal: Gustavo Malheiros

Fotografia: Alexandre Coronato

Produção Executiva: Manuela Figueiredo

Realização: Conteúdo Teatral/ RDP Marketing Cultural

 

SERVIÇO

Local: Teatro Amil

Estreia: 2 de novembro

Temporada: 25 de novembro (Sessão extra dia 15 de novembro)

Horários: sábado e domingo, 16h

Ingressos: sábado e domingo, R$ 15 (setor 2) e R$ 25 (setor 1)

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 3 anos

 

**Valores referentes a ingressos inteiros. Meia entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO AMIL

Entrada das Flores

Av. Guilherme Campos, 500 – Santa Genebra – Campinas (SP)

Bilheteria / Televendas: (19) 3756 9890 / 3756 9891

Deixe um comentário