DestaquesNotícias

Sanasa lança Relatório de Sustentabilidade

Compartilhar

A Sanasa Campinas lança nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, às 14h, no Royal Palm Plaza, o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento, elaborado a partir do tema Transparência, é um marco para a empresa, que nesse ano passou a incorporar um novo conceito de gestão de negócios baseado nos princípios éticos rumo ao desenvolvimento sustentável.

Considerado uma importante ferramenta para a prestação de contas a toda sociedade sobre o desempenho econômico, ambiental e social, o Relatório de Sustentabilidade da Sanasa Campinas segue as diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI –, padrão mundial mais confiável e utilizado para elaboração de relatórios, que se constitui de princípios e indicadores próprios.

O primeiro relatório refere-se às ações desenvolvidas no primeiro semestre desse ano, mas a ideia é que a segunda edição seja lançada em 2013 juntamente com o balanço financeiro da empresa. De acordo com o diretor presidente da Sanasa, Marco Antonio dos Santos, por meio desse documento a empresa firma um importante compromisso não apenas com funcionários, investidores, fornecedores e prestadores de serviços, mas com a sociedade como um todo, que poderá acompanhar o desempenho e cobrar cumprimento das metas estabelecidas.
“Podemos dizer que este documento é um divisor de águas na empresa, que passa agora a informar com toda transparência à sociedade sobre as ações desenvolvidas por todos os setores”, define o presidente. “O relatório traduz o que realmente estamos fazendo, não se trata apenas de um discurso”, pontua.

Marco Antonio dos Santos – Presidente da Sanasa

Visibilidade
A Sanasa é a primeira empresa pública da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a aderir à prática de Relatório de Sustentabilidade/GRI. Além disto, a organização também aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), no mês de julho. A iniciativa conta hoje com a participação de 8.700 signatários, entre fundações, empresas públicas e privadas e organizações não governamentais, sendo 460 presentes no Brasil.
O Pacto Global tem a função de mobilizar os empresários do mundo todo a adotarem em suas organizações os dez princípios internacionalmente estabelecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável e da cidadania a partir de lideranças corporativas inovadoras e comprometidas com a sustentabilidade.

Na Sanasa alguns princípios já são aplicados, como a exigência aos fornecedores para que sigam as cláusulas de direitos humanos nos contratos assinados. A empresa também vem atuando efetivamente no combate à corrupção por meio da adoção dos pregões eletrônicos e da revisão de contratos. A criação da Gerência de Governança Corporativa, em junho deste ano, também é fundamental nesse processo por participar diretamente das tomadas de decisões, temas tratados no relatório. “Aderindo ao Pacto Global passamos a nos responsabilizar pela melhoria continuada de ações sustentáveis, que devem ser incorporadas à estratégia do negócio”, acrescenta Marco Antonio dos Santos.

Além do Pacto Global, a empresa de saneamento de Campinas também acaba de se associar ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização não governamental que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

Seminário
O Valor Transparência na Gestão da Sanasa será o tema do seminário que marcará o lançamento do Relatório de Sustentabilidade nesta quarta-feira. O evento, que acontecerá a partir das 13h30 na Casa de Campo – Salão Hibisco – do Royal Palm Plaza, reunirá empresários, autoridades e representantes de entidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
A proposta do seminário é promover uma reflexão sobre o compromisso da Sanasa com a ética e com a transparência e a adoção de ferramentas que são fundamentais para a construção de um novo modelo de negócios. O empresário Ricardo Young, que além de ex-presidente do Instituto Ethos já atuou também como conselheiro das organizações Global Reporting Initiative (GRI), será o principal palestrante.

Deixe um comentário