Cultura

Terra Lume e os Cursos de Fevereiro movimentam a cena teatral do país, a partir da próxima terça

Compartilhar

No próximo mês, o LUME Teatro, localizado em Campinas, no distrito de Barão Geraldo, se transforma num centro fervilhante de práticas e ideias em torno da arte teatral. Na sua 12ª edição, os tradicionais Cursos de Fevereiro devem reunir mais de 150 participantes de diversas culturas e sotaques. O mês assinala, ainda, a quinta edição do Terra LUME – mostra de apresentações, demonstrações de trabalhos e debates, que proporciona troca, aprendizado e apreciação entre todos os participantes dos cursos com os atores do LUME e o público em geral.

No Terra LUME, sempre com entrada franca, o público poderá conferir a demonstração técnica SerEstando Mulheres, de Ana Cristina Colla, e os projetos em processo, inéditos, do primeiro solo de Raquel Scotti Hirson, Alphonsus, e do primeiro espetáculo de Naomi Silman em parceria com a atriz israelense, radicada na Inglaterra, Yael Karavan, Púpik.

A programação se completa com outras demonstrações técnicas pelo elenco do LUME, e a exibição do documentário Hoixuás, de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, com participação especial de Ricardo Puccetti.

Simpósio
Terra LUME inclui, ainda, o II Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas com debates que levam à reflexão novas formas de documentar a criação e atualizar o debate sobre as artes performáticas. O Simpósio será realizado no campus da Unicamp.
As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro e podem ser feitas no site www.lumeteatro.com.br, no link II Simpósio.

Abre-Alas
Como resultado da oficina-montagem Abre-Alas, ministrada pelos atores do LUME, será realizada uma apresentação de rua que percorrerá o distrito Barão Geraldo, no dia 8 de fevereiro, com saída da Praça do Coco, às 18h.

Esta oficina-montagem é um dos 10 cursos oferecidos neste ano e um dos quatro inéditos, ao lado de Diálogos de Produção, que será ministrado em paralelo à oficina-montagem; A Vida Secreta dos Objetos, com Naomi Silman e Yael Karavan (Israel/Inglaterra); e, por fim, Bem aqui, bem agora: teatro e performance “site-responsive”, com outra convidada internacional, Dorothy Max Prior (Inglaterra).

Sobre o LUME
O Lume é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator.
Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos, dos quais mantém 14 em repertório, que circularam por todos os grandes festivais do país e do exterior e foram contemplados nos mais importantes prêmios e editais.

Por meio de uma abordagem pessoal do trabalho de ator – que busca expandir os limites físicos e vocais -, o LUME construiu espetáculos de grande expressividade, que muitas vezes rompem as formas convencionais de relação com o espectador.

De sua sede em Barão Geraldo , Distrito de Campinas (SP), o grupo desenvolve e difunde sua arte e metodologia através de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

Desde 2009, o LUME também funciona como Ponto de Cultura Federal, reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC).

PROGRAMAÇÃO TERRA LUME 2013
05/02 (terça)
19h – Demonstração técnica Prisão para a Liberdade, com Carlos Simioni
06/02 (quarta)
19h – Demonstração técnica Em Busca do Invisível, com atores do LUME
08/02 (sexta)
18h – Apresentação de rua. Resultado da Oficina montagem Abre-Alas
*De 18/02 a 21/02
II Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Local: campus da Unicamp
19/02 (terça)
18h30 – Demonstração SerEstando Mulheres, com Ana Cristina Colla
22 e 23/02 (sexta e sábado)
21h – Apresentação do work in progress Púpik, com Naomi Silman (LUME) e Yael Karavan (Israel/Inglaterra)
25/02 (segunda)
21h – Apresentação do work in progress Alphonsus, com Raquel Scotti Hirson. Trabalho revisita a vida e obra do poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimarães, bisavô da intérprete.
26/02 (terça)
19h – Exibição do documentário Hotxuás, de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, com participação especial de Ricardo Puccetti (LUME)
Programação com entrada franca.
Distribuição de senhas 1 hora antes de cada espetáculo. Capacidade: 70 lugares.
Local: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150. Vila Santa Isabel, Distrito de Barão Geraldo. Campinas – SP).
Telefones: (19) 3289-9869// (19) 3289-3135
Facebook: terra lume // terralume2013.blogspot.com.br// www.lumeteatro.com.br

* II SIMPÓSIO REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS
Programação
Local: campus da Unicamp
Dia 18: Método de Pesquisa em Artes do Corpo
18h30 – Demonstração Prática de Trabalho: Luis Ferron – Projeto Baderna
20h – Debate sobre o Tema: Hélia Borges e Jorge Vieira
Mediação: Matteo Bonfitto
Dia 19: Presença e Organicidade: a vida da atuação
18h30 – Demonstração Prática de Trabalho: Ana Cristina Colla (LUME)
20h – Debate sobre o Tema: Bya Braga e Bia Medeiros
Mediação: Renato Ferracini
Dia 20: Condução de trabalho: pedagogias, treinamentos e processos criativos
18h30 – Mesa Projeto Temático Memórias e Pequenas Percepções (Renato Ferracini, Patrícia Leonardelli, Ana Caldas Lewinsohn, Ana Clara Cabral Amaral, Flávio Rabelo)
Mediação: Suzi Frankl Sperber
20h – Debate sobre o Tema: Eleonora Fabião e Sérgio Carvalho
Mediação: Ana Caldas Lewinsohn
Dia 21: Dramaturgia: tensões de composição
18h30 – Demonstração Prática de Trabalho: Vera Sala
20h – Debate sobre o Tema: André Carreira e Júlia Sagaseta
Mediação: Patrícia Leonardelli

Deixe um comentário