Notícias

Executivos de finanças acreditam em melhora na economia em 2019, aponta pesquisa

Compartilhar

Junto com as pesquisas foram apresentados os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Destaques 2018, entregues pelo Ibef-Campinas.

Pesquisa realizada junto aos executivos de finanças das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (Ibef) Campinas apontou que 89% dos entrevistados acreditam na melhora da situação econômica do  País em função do novo governo em 2019.

Para o presidente do Ibef-Campinas, Marcos Ebert, essa expectativa positiva dos executivos de finanças está diretamente ligada “a realização pelo novo governo, da reforma da previdência, a simplificação no recolhimento de tributos e a desoneração da folha de pagamento e sua substituição por outro tributo, que faça com que o emprego não seja tão caro”. Junto com as pesquisas foram apresentados à Imprensa, os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Destaques 2018, entregues pelo Ibef-Campinas.

O Equilibrista 2018 é o diretor de finanças para a América Latina da Kion Group, Ricardo Eguchi.  Foram premiados como Destaques – Benteler Automotive, Arcel Empreendimentos e Participações e Instituto Educacional Dona Carminha.

Para o Equilibrista 2018, Ricardo Eguchi, o otimismo dos executivos de finanças para 2019, está ligado também   aos cenários macroeconômicos – “o novo governo federal e o comportamento do mercado externo”.  Outro ponto destacado pelo executivo de finanças é a expectativa do mercado “com o saneamento do déficit público, que está atrelado ao grau de investimento do País”.

Ainda de acordo com a pesquisa, 51% dos executivos estimaram que o PIB em 2019 fique acima de 2%, para 33% entre 1 e 2% e para 16% entre zero e 1%.  A manutenção da política atual de metas de inflação adotadas pelo Banco Central foi considerada positiva de 75% dos executivos. Consideraram negativa 17% e neutra 8%. Na questão das reformas prioritárias do próximo governo, 55% dos executivos apontaram a da previdência, 32% indicaram a tributária e 13% a política. Sobre os fatores na visão da empresa, que mais impactarão os negócios em 2019, as respostas foram: Guerra comercial China-USA – 40%, elevação mais rápida dos juros – 30%, política externa – 21% e crise da Argentina – 9%.

A pesquisa foi respondida por 75% dos 300 associados da Regional Campinas do Ibef.

PREMIAÇÃO O EQUILIBRISTA E DESTAQUES 2018

Tradicional premiação no segmento, O Equilibrista do Ibef-Campinas, conhecido como o Oscar das Finanças, entrega na sua 28ª edição a cobiçada estatueta para o diretor de finanças para a América Latina da Kion Group, Ricardo Eguchi.  Contabilista, Administrador de Empresas graduado pela PUC-São Paulo, com MBA pelo Insper e pela London Business School, Eguchi há seis anos está à frente da equipe de finanças, IT e Legal da Kion Group, empresa alemã com mais de 200 anos de atuação e uma das líderes no segmento de máquinas para movimentação e armazenagem de materiais.

O prêmio Destaque, na categoria ‘Indústria’ é a Benteler Automotive, holding alemã, com sua sede nacional em Campinas,  que desenvolve e produz  componentes sistemas e componentes para a indústria automotiva.  A empresa será representada pelo diretor de finanças, Fábio Fagundes.

Arcel Empreendimentos e Participações foi a ganhadora do prêmio Destaque na categoria ‘Empresa Brasileira’. Holding independente, com sede em Campinas, foi fundada pelo empresário Armindo Dias (falecido em 20 de maio de 2018) e reconhecido   pela excelência na gestão de negócios e geração de empregos. A holding atua em alguns segmentos de mercado, com destaque no hoteleiro, com a tradicional marca de hotéis e resort Royal Palm Plaza. Atualmente a holding é administrada pelos filhos Antonio Dias, Camila Dias, Cristina Dias e Fátima Dias Nadelicci.

Instituto Educacional Dona Carminha foi escolhido como Destaque ‘Responsabilidade Social’. A entidade sediada em Campinas, atua há 42 anos pela educação e cidadania  dos surdos, trabalhando pela inclusão social por meio  de iniciativas inovadoras. Em 2011, a entidade filiada à Fundação Feac, fundou sua creche inclusiva, que recebe atualmente recebe 480 crianças de 1 a 5 anos de idade, com e sem deficiência, em período integral. O Instituto é representado pela diretora pedagógica, Patrícia Bignardi Torres.

Deixe um comentário