Notícias

Reabertura do Bosque dos Jequitibás aguarda a liberação do Condephaat

Compartilhar

Parecer sobre manejo de árvores está com conselheiro do órgão estadual. Só após a substituição de espécies, o parque poderá ser reaberto para a comunidade

A Prefeitura de Campinas aguarda a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão estadual, para fazer o manejo das árvores do Bosque dos Jequitibás e então reabrir o parque, fechado desde o dia 24 de janeiro, para a comunidade. O manejo substituirá árvores que podem oferecer riscos aos visitantes por novas mudas nativas da mata atlântica. Órgão deve emitir parecer apenas após 30 de junho.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tentou mais um contato com a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), o braço técnico e executivo do Condephaat, para saber se há retorno sobre o contato do dia 17 de maio, quando o município solicitou atualizações sobre o andamento deste processo. Até este momento, a informação é que o processo está com um conselheiro do órgão e aguarda parecer até o dia 30 de junho.

O Bosque dos Jequitibás é tombado como patrimônio cultural e histórico. É um dos parques públicos mais antigos da cidade. Por isso, para fazer o manejo das árvores e reabrir o parque, é necessário ter autorização de ambos os Conselhos ligados ao patrimônio histórico. O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que é municipal, aprovou a intervenção no Bosque dos Jequitibás no dia 23 de março.

As tratativas com o Condephaat tiveram início no fim de março, dia 30, quando foi enviado um ofício com a solicitação da análise das árvores do Bosque. No dia 26 de abril houve uma reunião presencial, entre as equipes técnicas do Condepacc e do Condephaat, na qual este assunto foi discutido.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a Coordenadoria Departamental de Patrimônio Cultural (CDPC), braço técnico do Condepacc, foi colocado à disposição para fornecer todas as informações e apoio necessários ao Condephaat.

Manejo

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas já havia feito o manejo periférico das árvores do Bosque, que estavam com inclinação sobre a rua. O laudo técnico feito pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) aponta a necessidade de extração de 108 de árvores na parte interna do Bosque dos Jequitibás.

Conforme o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, as intervenções na parte interna do Bosque dos Jequitibás terão início assim que o Condephaat autorizar o manejo. Depois que as árvores forem retiradas, o parque receberá o plantio de novas mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, conforme regras para fragmentos florestais.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Deixe um comentário