Notícias

Semeia 2023: Mata Santa Genebra instala abrigo para abelhas sem ferrão e faz seminário sobre o tema

Compartilhar

As abelhas nativas brasileiras sem ferrão são um dos animais mais importantes para a biodiversidade

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – que é celebrado em 5 de junho –, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realiza eventos especiais sobre as abelhas nativas brasileiras sem ferrão, um dos animais mais importantes para a biodiversidade.

A Mata inicia sua participação na Semeia 2023, nesta terça-feira, 30 de maio, às 14h30, com a instalação de um abrigo para abelhas nativas sem ferrão no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Na quarta-feira, 31 de maio, será realizado o Seminário Abelhas Nativas – Manejo e Desafios à Conservação, das 13h30 às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio do link: https://forms.gle/SZRHSj9AXFnmZ99c6 .

O principal objetivo das atividades é conscientizar as pessoas dos riscos que as ameaças para esses insetos representam para o mundo. As abelhas que vivem nestes abrigos colaboram na polinização das plantas da região em que estão instaladas, pois diariamente estes insetos visitam as flores e transferem pólen de uma flor para a outra, colaborando para sua reprodução. De acordo com a Embrapa, as abelhas são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos.

Semeia 2023

As atividades ocorrem na Semana do Meio Ambiente – Semeia 2023, cujo tema é “Todos na Rede Campinas de Educação Ambiental” e nos remete à importância do esforço coletivo no trabalho pela educação e cooperação pela conservação ambiental.

O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos, e o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, participarão da mesa de abertura, às 13h45. Em seguida, serão apresentadas diversas palestras com especialistas que falarão sobre a importância, o manejo e a criação da abelhas nativas sem ferrão.

Para Cidão Santos, presidente da Mata de Santa Genebra, as abelhas são o elo de praticamente todo o ecossistema do planeta Terra. “As abelhas nativas trabalham para nós produzindo nossos alimentos, frutas, flores, produzindo as florestas. Proteger e cuidar das abelhas nativas hoje é praticamente cuidar de nós mesmos pois se estes insetos forem extintos, logo o ser humano também desaparece do planeta”, disse Cidão Santos.

O presidente da Mata lembra que estes insetos estão correndo risco de extinção por causa do alto índice de agrotóxico e destruição de matas, rios e solos. A atividade de instalação do abrigo para abelhas nativas que estava prevista para ocorrer no Bosque dos Jequitibás nesta terça-feira, 30 de maio, às 9h30, foi adiada e a nova data será divulgada em breve.

Serviço:

Instalação de abrigo para abelhas nativas sem ferrão Data: Dia 30 de maio, terça-feira, às 14h30
Local: Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Rodovia Heitor Penteado, km 2, em Campinas. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição. A atividade conta com a parceria da Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa).

Seminário Abelhas Nativas – Manejo e Desafios à ConservaçãoData: Dia 31 de maio, quarta-feira, das 13h30 às 17h Local: Salão Vermelho do Paço Municipal – Av. Anchieta, 200 – Centro. Confira abaixo a programação do seminário e os detalhes das palestras:

Programação: 13h45: Mesa de abertura com o secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes de Mello e presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos. 14H às 16h: Palestras. 16H às 16h15: Intervalo / coleta de perguntas à mesa. 16H15 às 17h: mesa redonda.

Palestras:

∙ Palestra: Desafios ao desenvolvimento da Meliponicultura: aspectos regulatórios, governança do setor e políticas públicas. Palestrante: Ricardo Costa Rodrigues de Camargo (AMESAMPA) – Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Presidente do Conselho Deliberativo da ABREMel-Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura e membro fundador da Amesampa (Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo).

∙ Palestra: Hortas e jardins agroecológicos como refúgio para abelhas nativas – O enriquecimento ambiental do meio urbano e a conservação da biodiversidade. Palestrante: Carina Abreu (ZumZum Verde Paisagismo e Educação) – Zootecnista (UFRuralRJ), licenciada em Biologia, mestra em Entomologia (USP), paisagista e permacultora. Possui experiência com pesquisa, manejo e conservação de abelhas nativas, paisagismo funcional e educação. Atualmente é membro do Grupo de Trabalho para Implantação de Hortas Urbanas (Prefeitura de Campinas), Colaboradora do PAN Insetos Polinizadores (ICMBio), membro do coletivo Hortemos e empreendedora socioambiental no ZumZum Verde Paisagismo e Educação.

∙ Palestra: A difusão da Meliponicultura e a valorização dos meliprodutos para a Conservação da Biodiversidade. Palestrante: Guilherme Aguirre (Meliponário AirbnBee) – Biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, meliponicultor, educador, fotógrafo e fundador do meliponário AirbnBee, empreendimento localizado em Campinas com diversas espécies de abelhas nativas, focado na conservação da biodiversidade, educação ambiental e valorização dos meliprodutos.

∙ Palestra: A importância da polinização por abelhas para a produção de alimentos no Brasil. Palestrante: Kayna Agostini (UFSCAR) – Bióloga, mestre e doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é revisora de revistas nacionais e internacionais e professora do Depto. De Ciências da Natureza, Matemática e Educação – Centro de Ciências Agrárias – Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Biologia Vegetal e Ecologia, com ênfase em Polinização e Reprodução de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: polinização, recursos florais, reprodução e serviços ecossistêmicos.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Deixe um comentário