Cultura

Quem tem cor age – Desmitificando o Racismo à Brasileira

Compartilhar

O Espaço Cultural Casa do Lago, órgão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), promove, de 12 a 29 de novembro, uma série de atividades gratuitas para comemorar o mês da consciência negra. Este ano, elas serão realizadas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), com o Núcleo de Consciência Negra e com o Grupo de Trabalho de Integração Cultural Afro-brasileira.


O objetivo do evento denominado “Mês da Consciência Negra: Quem tem cor age!” é debater, em 17 dias, questões urgentes para o povo negro articulando a comunidade acadêmica com os movimentos sociais. Todas as atividades programadas (mesas-redondas, debates, apresentações culturais, etc.) contam com a contribuição de pesquisadores, militantes e artistas, que lutam pela superação do racismo. No Brasil, desde os anos 70, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o primeiro grande símbolo da luta dos negros no Brasil.

Na mesa de abertura, dia 12 de novembro, às 18 horas, na Casa do Lago (rua Érico Veríssimo 1011), no campus da Unicamp, o artista plástico Élvis da Silva realiza uma exposição sobre o assunto. As atividades, em sua maioria, ocorrem no Espaço Cultural e no Pavilhão do Ciclo Básico 2.

Deixe um comentário