Cultura

Sesi convida – Quer conhecer “a verdadeira história do Barão”?

Compartilhar

Nos dias 6, 7, 13 e 14 de março, sextas, às 14h e sábados, às 16h, a Cia. Cênica Nau de Ícaros apresenta no Teatro do SESI Campinas Amoreiras o espetáculo A Verdadeira História do Barão. A montagem, como é de costume nos trabalhos da Nau de Ícaros, que comemora 27 anos de trajetória, une teatro, circo e dança, rompendo as fronteiras entre essas linguagens, sem que deixem de estar a serviço da história.

A montagem mostra uma trupe de teatro itinerante, perdida por terras brasileiras, que tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas do famoso Barão. A figura de Munchausen transita entre a verdade e a mentira, o sonho e a realidade, o absurdo e o delírio para narrar fugas incríveis, fatos extraordinários, perigos assombrosos e encontros improváveis.

Considerado um dos maiores contadores de aventuras absurdas, o Barão de Munchausen foi um militar alemão e os relatos de suas andanças pelo mundo serviram de base para o clássico da literatura universal “As Aventuras do Barão de Munchausen”, publicado em 1785 pelo alemão Rudolf Erich Raspe (1736-1794). No cinema, uma das obras mais marcantes foi o longa-metragem de 1988 do cineasta norte-americano Terry Gilliam.

Além da obra original e do filme, outras referências visuais para a encenação são as técnicas da Commedia Dell’Arte, o período pré-cinema e as gravuras que ilustraram as várias edições do livro de Raspe. A Verdadeira História do Barão foi selecionada no edital de Produções Inéditas do SESI-SP 2019, e ficou em cartaz de agosto a novembro de 2019, no Teatro do SESI, no Centro Cultural FIESP (Paulista).

Sobre a Cia. Cênica Nau de Ícaros

Há 27 anos, um grupo de alunos do Circo Escola Picadeiro se uniu a outros do Indac-CPT para realizar a montagem “Nau de Ícaros”. Nas indagações sobre forma e conteúdo, estava plantada a semente para os fundamentos de uma linha de pesquisa sobre a dramaturgia na concepção cênica de um espetáculo de circo. Nascia então, em 1992, a Cia. Cênica Nau de Ícaros.

Na busca por uma forma de encenação que aproximasse circo com o teatro e a dança, a companhia firmou o corpo expressivo como meio, inspirada na escola russa de Stanislavsky e Meyerhold, ocupando um espaço propício a ser preenchido com enredo, cenário, figurino, música e dança ligados à dramaturgia.

Ao longo dessa trajetória, o grupo foi responsável pela criação e produção de inúmeros espetáculos, muitos deles premiados, como “Cidade dos Sonhos”, “Fronteiras”, “De um Lugar para o Outro”, “Tirando os Pés do Chão”, “Menor que o Mundo”, “A.N.J.O.S.” e “Ride Palhaço”.

Oficina: Brincando com o Barão – Oficina de Técnicas de Circo

O SESI Campinas Amoreiras recebe a oficina “Brincando com o Barão – Oficina de Técnicas de Circo”, no dia 14 de março, sábado, às 10h.

Para crianças de 9 a 12 anos, as atividades brincam com as acrobacias e técnicas circenses. Piruetas e cambalhotas se entrelaçam com a imaginação e criatividade. Além das acrobacias, os participantes visitarão a cenografia, equipamentos circenses e figurinos do espetáculo.

Com 20 vagas, a oficina é ministrada pelo elenco da Cia. Nau de Ícaros e tem duração de 90 minutos.

Serviço
SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 (acesso pela Rua Francisco de Assis Iglesias) Parque Itália – CEP: 13036-225
6, 7, 13 e 14 de março, sextas às 14h e sábados às 16h
Informações: 19 3772-4100
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Álvaro da Silva Júnior

Jornalista, Fotógrafo e profissional de Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe um comentário